O celular se tornou uma ferramenta indispensável no dia a dia de milhares de pessoas. Muito mais do que apenas fazer e receber ligação, o smartphone conta com inúmeros recursos que facilitam a vida do estudante e do profissional.
A tecnologia avança a passos largos, e cada vez mais empresas se dão conta de que essa tendência pode trazer benefícios valiosos para o mundo corporativo.
Temos o assistente virtual, por exemplo. Antes, ele ficava restrito à esfera pessoal, mas pode ser uma solução eficiente e acessível para agilizar algum processo interno, otimizar o tempo do colaborador e contribuir para o crescimento do negócio.
Quer descobrir o verdadeiro potencial do assistente virtual para sua empresa? Acompanhe!
Como funciona um assistente virtual
Quando se fala em assistente virtual, normalmente pensamos em alguma função básica, utilizada de forma rotineira por pessoas em todo o mundo. Mas o smartphone promete se tornar indispensável porque facilita a realização de inúmeras tarefas — desde checar a temperatura do dia até descobrir o horário da sessão de cinema, comprar ingresso e organizar os compromissos da família.
Quando conectado a outros dispositivos, o assistente virtual pode controlar a televisão e o computador, acender e apagar a luz e até regular o ar-condicionado.
Os assistentes virtuais mais conhecidos operam nos sistemas Android e iOS, e respondem a mensagens de texto e comandos de voz.
Funcionalidades do assistente virtual
Confira alguns recursos disponíveis nos assistentes virtuais mais conhecidos pelo usuário brasileiro:
-
Google Assistant: oferece praticamente todos os serviços do Google, com alto grau de humanização. Mesmo que a pergunta seja feita em linguagem natural, ele é capaz de compreender e oferecer a resposta coerente;
-
Alexa: funciona principalmente em conjunto com algum dispositivo externo, como o televisor ou o sistema de iluminação e climatização. Entretanto, sua programação conta com mais de 30 mil tarefas, incluindo cálculo matemático e pesquisa;
-
Cortana: permite controlar a agenda, listar afazeres, obter rota de trânsito, acompanhar notícias e enviar mensagem;
-
Bixby: tem um pacote básico de funções, incluindo geolocalização e integração com outros aparelhos eletrônicos;
-
Siri: interage de forma bem-humorada e realiza diversas tarefas por comando de voz — como agendar uma reunião, conferir a cotação da bolsa de valores e acessar uma rede social.
Como usar um assistente virtual no mundo corporativo
Embora tenha sido aplicado principalmente na vida pessoal, o assistente virtual pode ser adotado também na carreira. Em breve, será possível utilizar essa ferramenta para:
-
realizar pesquisa de mercado;
-
prestar atendimento ao cliente;
-
melhorar a comunicação entre departamentos;
-
enviar mensagem individual ou coletiva;
-
agendar uma reunião ou compromisso profissional;
-
acessar remotamente algum arquivo ou informação importante;
-
automatizar uma tarefa rotineira.
Os recursos oferecidos pelo assistente virtual são valiosos tanto no ambiente doméstico quanto dentro da empresa. A tendência é que a tecnologia continue evoluindo e, em breve, permita realizar tarefas mais complexas sem necessidade de supervisão humana.
A expectativa dos especialistas é que o setor de Inteligência Artificial crie um assistente virtual capaz de prever a necessidade de seu usuário. As possibilidades no mundo profissional são inúmeras, não é mesmo? E quem não gostaria de resolver vários problemas de uma só vez, com um simples comando de voz?