Se você pretende aprimorar sua estratégia de captação e relacionamento com o cliente, é importante aprender sobre inteligência artificial no marketing. Esta, que até pouco tempo era apenas uma tendência de tecnologia, já tem mudado o cotidiano de muitas empresas. Inclusive, contribuindo para o resultado do negócio.
A pesquisa Getting Smarter by the Day: How AI is Elevating the Performance of Global Companies — feita pela Tata Consultancy Services com 835 participantes de vários segmentos e regiões do globo — trouxe um dado interessante. As organizações que conseguiram maior diminuição de custo e maior ganho de receita, ao todo 151, investiram mais recurso em Inteligência Artificial do que as que obtiveram menor ganho e menor diminuição de custo.
Em 2015, quem integrou o primeiro grupo alcançou um aumento de receita de 16% ou mais, quando comparado a 2014. Já o segundo contingente teve um crescimento máximo, na receita, de apenas 5% no mesmo período.
Para explorar o potencial dessa tecnologia em marketing, que atividade pode ser beneficiada por ela? Separamos uma lista com as principais. Acompanhe a seguir!
Qual é o conceito de Inteligência Artificial (IA)?
Um sistema de IA corresponde à união de várias tecnologias — como redes neurais artificiais, visão computacional e processamento de linguagem natural — que buscam reproduzir uma capacidade semelhante à do pensamento humano.
Uma IA consegue coletar dados do mundo à sua volta e realizar determinada interpretação para atingir um objetivo. Ela não só pode tomar decisão, como também aprende sozinha.
Em quais áreas ela é mais utilizada?
O potencial de uso da Inteligência Artificial é grande. Ela pode ser empregada tanto em um departamento tradicional, existente em quase toda empresa, quanto em uma área específica. Por exemplo, ela é muito utilizada em Tecnologia da Informação (TI) para detectar intrusão de segurança.
No financeiro, ela contribui para a análise do risco de concessão de crédito, automatizando essa atividade. Já quem trabalha em algo específico, como a área jurídica, pode conseguir ajuda na gestão de processo.
Por exemplo, o programa da startup ROSS Intelligence é capaz de procurar um processo entre milhares e entregar uma lista dos mais importantes. Isso é útil para quem busca algum caso semelhante ao que está sendo trabalhado. Essa funcionalidade é possível devido a uma IA baseada na solução de computação cognitiva da IBM, chamada de “Watson”.
Quais são as possíveis aplicações no marketing empresarial?
1. Análise de comportamento do usuário
Uma IA pode avaliar conteúdo digital e empregar um algoritmo para segmentar perfis com base no comportamento do público. Assim, é possível sugerir mercadorias que eles tenham mais chance de adquirir. Isso colabora para o planejamento de uma estratégia comercial precisa.
2. Chatbot
O uso de chatbot pode ser aprimorado com IA, permitindo que o programa responda melhor a qualquer questionamento do cliente no site do negócio. A Inteligência Artificial consegue analisar a informação obtida na conversa e, a partir dela, fornecer uma mensagem mais acertada. A automação do atendimento ao consumidor é potencializada.
3. Automação de tarefa
A Inteligência Artificial automatiza tarefas envolvendo análise de risco, cálculo de preço, avaliação de qual investimento pode ter melhor Retorno Sobre o Investimento (ROI), entre outras.
4. Otimização de resultado
A empresa que adota IA pode otimizar seu resultado. Conforme uma pesquisa do IDC/Salesforce, até 2021, tarefas de Customer Relationship Management (CRM) habilitadas pela IA poderão aumentar os ganhos de negócios em todo o planeta em aproximadamente US$ 1,1 trilhão.
5. Retargeting
Como apontado, a Inteligência Artificial consegue identificar hábito de navegação e de compra do consumidor. Com isso, pode automatizar o retargeting da empresa, enviando uma oferta ou um aviso de diminuição de preço para o cliente que quase comprou algo em seu e-commerce, mas abandonou o carrinho.
A inteligência artificial no marketing tem potencial de revolucionar o relacionamento com o cliente, pois possibilita entender melhor sua preferência. Assim, dá para interagir com ele mais facilmente. Essa tecnologia ainda é capaz de contribuir para a tomada de decisão na empresa.