Busca
Agronegócio Empreendedorismo

Sustentabilidade, um diferencial para empreendedores

   O elo entre o empreendedorismo e a liderança sustentável representa um diferencial competitivo para os jovens empreendedores que desejam ser donos do próprio negócio.

Empreender é liderar. Sem liderança, dificilmente alguém vai conseguir mobilizar pessoas, investidores e recursos para tornar sua ideia realidade. E uma ideia, por melhor que pareça, se não contemplar soluções que visem ao desenvolvimento equilibrado da economia, da sociedade e do planeta, terá cada vez menos chances de sair do papel. Nesse contexto, o elo entre empreendedorismo e liderança sustentável representará um diferencial competitivo inegável para os 71% dos jovens brasileiros que desejam ser donos do próprio negócio.

Para entender o que chamamos de liderança sustentável, no entanto, primeiro é preciso compreender o conceito de sustentabilidade. Gro Harlem Brundtland, ex-primeira-ministra da Noruega, foi quem cunhou o termo, há quase 30 anos, em uma comissão da ONU, ao introduzir, no relatório Nosso Futuro Comum (1987), a ideia de um desenvolvimento que, para ser pleno, deveria satisfazer as necessidades das presentes gerações sem comprometer a capacidade das futuras de satisfazer as suas.

Já o consultor britânico John Elkington foi quem aplicou o conceito ao mundo corporativo e criou uma das definições mais aceitas até hoje, ao definir, no livro Canibais de Garfo e Faca (2001), o “tripé da sustentabilidade” (ou Triple Bottom Line). Segundo o especialista, uma empresa sustentável deve ser financeiramente viável, socialmente justa e ambientalmente responsável.

De lá para cá, muita gente opinou sobre o conceito, algumas pessoas o questionaram e inúmeros adendos e ideias foram debatidos. Aqui na consultoria Ideia Sustentável, porém, procuramos condensar os vários apontamentos. Assim, quando ressaltamos a necessidade de empreendedorismo, inovação e sustentabilidade caminharem juntos, propomos resumidamente que, para se empreender um negócio, ele vai precisar: ter a ética como premissa e condição de todas as suas atividades; estabelecer relações baseadas em transparência com todos seus públicos de interesse; assegurar o respeito à diversidade de gênero, etnia, raça, classe social, religião, orientação sexual, entre outras; e apresentar o mínimo possível de impactos ao meio ambiente, sempre considerando compensar aqueles inevitáveis.

Ética, transparência, respeito à diversidade e cuidado ecológico são alguns dos valores que, na nossa visão, estruturam o chamado conceito de sustentabilidade e diferenciam líderes sustentáveis dos convencionais. Amparadas em princípios sólidos, essas lideranças sairão na frente na corrida por empreender os negócios de destaque no século XXI, pois: têm coragem, paixão e resiliência para promover mudanças e romper com padrões aparentemente inabaláveis; são empáticas e capazes de desenvolver fortes relações de sinergia; conseguem realizar amplas leituras de cenário para identificar oportunidades de negócio e inovar; dedicam-se a formar novos líderes por meio de seus exemplos e histórias; e compreendem a interdependência entre os sistemas produtivo, ambiental e social.

Essas competências se sobressaem nas trajetórias de CEOs e executivos integrantes da Plataforma Liderança Sustentável, movimento criado pela Ideia Sustentável em 2011, com a missão de inspirar e educar jovens líderes e empreendedores para os valores da sustentabilidade a partir dos relatos de profissionais que vêm inserindo o tema na estratégia e na cultura de suas organizações. De acordo com os participantes da iniciativa, em especial aqueles ouvidos no livro Sustentabilidade como Fonte de Inovação, do consultor Ricardo Voltolini, desenvolver novos produtos e serviços (ou incrementá-los) implica necessariamente estabelecer (ou aprimorar) critérios socioambientais para eles. São fatores indissociáveis. Assim, tanto quem já se encontra no mercado quanto quem pretende ingressar – seja abrindo seu próprio negócio, seja compondo o quadro de qualquer empresa –, terá invariavelmente de enfrentar os desafios socioambientais. E os líderes sustentáveis estarão, sem dúvida, mais preparados para essa jornada, que tem de complexa o que tem de inspiradora.

Fábio Congiu, jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, é consultor na Ideia Sustentável – Estratégia e Inteligência em Sustentabilidade.

Veja também:
» Quero que minha empresa cresça: as principais notícias sobre gestão, mercado, marketing, estratégia e finanças
» Cursos online que disponibilizamos para você e seus funcionários
» Construindo Equipes: anuncie suas vagas gratuitamente conosco
» Desenvolvimento: as ferramentas essenciais para gerir o seu negócio

 

Post ID: | Current Page ID: 5059

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.