Foto: Shutterstock
Informação e planejamento são dois elementos essenciais para empresas que querem internacionalizar seu negócio. Por exemplo, você sabe o que significa Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros? Simplificando, o RADAR é um documento primordial para organizações que querem importar e/ou exportar – sem ele, o processo torna-se ilegal.
Basicamente, o registro representa um controle prévio, evitando que empresas utilizem o comércio internacional como forma de fraudar o fiscal, e concede acesso ao sistema SISCOMEX (Sistema Integrado de Comércio Exterior), instrumento que integra registro, acompanhamento e controle de todas as operações de comércio exterior no Brasil.
Empresas de qualquer porte ou setor podem solicitar o RADAR, basta que a organização reúna documentos que comprovem sua existência física, que deve ser compatível com a operação, e a capacidade financeira do negócio para importar e/ou exportar. A solicitação é gratuita e deve ser feita em um posto da Receita Federal.
Benefícios para pequenas e médias empresas
Em busca de estimular a internacionalização de pequenos e médios negócios, a Receita Federal anunciou, recentemente, mudanças na solicitação do RADAR. Pequenas empresas (faturamento de até R$ 90 milhões e que exportam até US$ 3 milhões), por exemplo, não precisam apresentar capacidade financeira para ter acesso à habilitação expressa, na qual organizações não têm limite de exportação, permitindo o aproveitamento de oportunidades no mercado externo.
SANTANDER AUXILIA NO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO
Você conhece o Santander Trade? A iniciativa, oferecida pelo Banco Santander, é a única plataforma do mercado que oferece um estudo de internacionalização completo para os empreendedores. Com ela, é possível montar um planejamento estratégico assertivo e em um curto período de tempo.
Pequenos e médios empreendedores que desejam expandir seu negócio internacionalmente conseguem obter informações de mais de 150 países em relação a procedimentos da alfândega, regulamentações, normas e taxas de câmbio, além de dicas sobre o ambiente jurídico, sistema fiscal, práticas empresariais e expatriação.
A plataforma auxilia, ainda, com a emissão e recepção de pagamentos e aconselhamento sobre a expansão dos negócios. Além dela, o Santander possui uma equipe de International Desk focada em facilitar o procedimento de internacionalização de qualquer empreendedor no país de interesse.