Busca
Agronegócio Empreendedorismo

Programa Acredita: O que é e como participar

A imagem mostra o logotipo do Programa Acredita do Governo Federal.

No mês de outubro de 2024, o Governo Federal brasileiro sancionou a lei que cria o Programa Acredita, uma iniciativa para oferecer crédito com taxas diferenciadas para pequenos empreendedores. 

A ideia do Programa Acredita é ajudar quem empreende a expandir seus negócios, oferecendo diferentes linhas de crédito para diferentes públicos. 

Nesse artigo, nós do Programa Avançar te explicamos o que é o Programa Acredita e como você pode aderir a ele. Continue lendo para saber mais! 

O que é o Programa Acredita? 

O Programa Acredita é uma lei sancionada em outubro de 2024 que foi criada para ampliar o acesso a crédito por empreendedores brasileiros, com foco em pequenos negócios. 

No Acredita, existem linhas de créditos específicas para diferentes públicos e, por isso, o programa é dividido em quatro linhas de atuação: Acredita no Primeiro Passo, Acredita no Seu Negócio, Acesso a Crédito Imobiliário e, por fim, o Programa Acredita no Brasil Sustentável. 

Além de crédito, o programa também oferece a possibilidade de renegociação de dívidas para quem é MEI (Microempreendedor Individual), microempresas e empresas de pequeno porte. Tudo isso com suporte financeiro acessível e condições diferenciadas e vantajosas para quem contrata o crédito.  

Como funciona o Programa Acredita? 

O Programa Acredita está dividido em quatro eixos: Acredita no Primeiro Passo, Acredita no Seu Negócio, Acesso a Crédito Imobiliário e Acredita no Brasil Sustentável. 

Acredita no Primeiro Passo 

O eixo “Acredita no Primeiro Passo” oferece microcrédito para quem precisa de um financiamento para expandir seu negócio ou para começar a empreender. 

O público-alvo deste eixo é a população vulnerável, como pessoas inscritas no CadÚnico, além de trabalhadores informais e mulheres chefes de família. 

Acredita no Seu Negócio 

Esse eixo do Programa Acredita tem como foco o acesso ao crédito para pequenos empreendedores. Portanto, quem é MEI ou possui uma microempresa terá acesso ao Programa Acredita nesse eixo. 

Aqui, as empresas também terão suporte financeiro e apoio para renegociação de dívidas. O foco desse eixo do Programa Acredita é garantir estabilidade e crescimento econômico para os negócios que podem aderir a ele. 

Dentro do Acredita no Seu Negócio, estão: 

  • O Desenrola Pequenos Negócios, que promove a renegociação de dívidas para MEIs, micro e pequenas empresas – que tem faturamento anual de até R$4,8 milhões; 

  • O ProCred 360, uma linha de crédito para quem é MEI e para microempresas que tem a taxa de juros baseada na taxa Selic

  • O Pronampe, que oferece crédito para empresas. 

Acesso a Crédito Imobiliário 

O terceiro eixo do Programa Acredito é para crédito imobiliário para pessoas e famílias de classe média que não tem os requisitos necessários para se qualificar para programas habitacionais como o Minha Casa, Minha Vida. 

O objetivo do Acesso a Crédito Imobiliário é, além de estimular o setor imobiliário, garantir taxas mais acessíveis para que essas famílias consigam comprar sua casa própria. 

Acredita no Brasil Sustentável 

Por fim, o quarto eixo do Programa Acredita foi feito para incentivar projetos sustentáveis no Brasil, oferecendo linhas de crédito com custos acessíveis para o financiamento de iniciativas ecológicas. 

Quem pode participar do Programa Acredita? 

Cada um dos eixos do Programa Acredita foi criado e é adequado para um público específico. Portanto, entre os públicos que podem aderir ao Programa Acredita estão: 

  • Famílias de baixa renda inscritas no CadÚnico; 

  • Famílias de classe média que não podem se enquadrar em outros programas habitacionais do governo; 

  • Microempreendedores individuais (MEI); 

  • Pequenas empresas; 

  • Pequenos empreendedores da área rural. 

Quais as vantagens do Programa Acredita? 

O Programa Acredita traz diversas vantagens para quem aderir a ele. Entre elas estão: 

  • Acesso facilitado a crédito para os públicos do programa; 

  • Facilidade e condições especiais para renegociação de dívidas; 

  • Crédito acessível para a classe média; 

  • Aumento da sustentabilidade no Brasil. 

Além disso, o Programa Acredita também irá incentivar a geração de empregos no país, já que ele incentivará o crescimento e a expansão de empresas e negócios brasileiros. 

Como participar do Programa Acredita? 

Para participar do Programa Acredita, você deve: 

  1. Acessar o site oficial do Programa Acredita

  1. Preencher o formulário com seus dados; 

  1. Enviar a documentação requisitada; 

  1. Aguardar a análise do seu pedido; 

  1. Após a aprovação, seguir as instruções necessárias para conseguir o crédito ou renegociar suas dívidas. 

Saiba mais sobre o Programa Avançar

Com foco no desenvolvimento do empreendedor, trazemos uma série de conteúdos que auxiliam na gestão do seu negócio. Além de vídeos, podcasts e ebooks atualizados com as novidades do mercado, o Avançar oferece uma série de cursos com foco no empreendedor, entre eles: Curso de Educação Financeira, Curso de Crédito e Curso para MEI.  

Comece agora mesmo seu curso gratuitamente e ganhe um certificado digital. Cadastre-se!

Como abrir sua Conta MEI Santander

Simples, digital e precisa de apenas 2 documentos: 

• Documento de identidade (RG ou CNH) 

• Número de CPF 

>> Abra a sua conta MEI << 

Post ID: | Current Page ID: 6121

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.