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O modo ideal de reagir a um pedido de aumento salarial

Foto: Shutterstock


Um momento que pode ser delicado para um líder é quando um de seus colaboradores o chama para conversar e pede um aumento salarial. Os argumentos defendidos podem variar e é importante que o gestor esteja preparado para lidar com situações como essa, a fim de que não haja repercussões negativas.

Diante disso, reunimos 5 passos para um líder passar por esse momento com sucesso:

1. Não se precipite
Provavelmente, a primeira coisa que virá a sua cabeça ao ouvir um pedido de aumento salarial será refletir se o funcionário merece ou não. Tome cuidado para não reagir imediatamente e dizer frases das quais pode se arrepender depois. Seja cauteloso não só com as palavras, mas também com as expressões faciais e a sua linguagem corporal.

2. Demonstre curiosidade
Peça que o colaborador lhe dê mais informações e conte por que ele acha que merece o aumento salarial. Anote o que está sendo dito e faça perguntas que demonstrem que você está realmente interessado em ajudá-lo.

3. Permaneça neutro
Após obter todos os dados necessários, avise o funcionário que você irá fazer uma análise cuidadosa do tema e conversar com as pessoas apropriadas. Se possível, informe uma estimativa de prazo para fornecer uma resposta. Além disso, reconheça o mérito dele em ter tido a coragem de fazer um pedido de aumento, pois essa situação pode deixá-lo vulnerável.

4. Avalie o caso
Depois de conhecer os argumentos do funcionário, é hora de estudar o caso e refletir se o pedido é apropriado ou não. Recolha o máximo de informações possíveis e considere o quão importante a pessoa é para a empresa e para a equipe. Ao mesmo tempo, saiba avaliar os limites de acordo com os recursos da companhia. Às vezes, se a pessoa acabou de apresentar um alto desempenho em um projeto de curto prazo, um bônus ou algum outro benefício pode ser uma boa ferramenta de valorização do profissional.

5. Leve o assunto para as pessoas certas
Converse com outros líderes, pares ou profissionais do RH para avaliar se o pedido deve ser considerado. Se você é o dono da empresa, peça conselhos a outros colegas e a pessoas que podem auxiliar a sua tomada de decisão. Se você é um gestor, transfira a responsabilidade para quem está acima de você, mas não se esqueça de explicar e defender bem o seu ponto de vista.

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