Você sabia que a equidade salarial entre gêneros já é defendida por lei? Isso significa que quando uma mulher e um homem executam a mesma função, a empresa deve remunerá-los com o mesmo valor.
Ainda assim, a falta de fiscalização por parte do governo é um desafio. Segundo pesquisas, a diferença salarial entre o homem e a mulher em nosso país ainda chega a 25%. Por outro lado, há cada vez mais empresas incentivando a mulher a ocupar cargo de liderança e receber uma alta remuneração. É o caso da Schneider Electric, organização que é destaque no movimento de equidade salarial entre gêneros na América do Sul.
Quer ver mais exemplos e entender as vantagens da equidade salarial? Continue acompanhando!
Benefícios da equidade salarial de gêneros para a empresa
Mais do que uma obrigação, a equidade salarial traz diversos benefícios para a empresa. Saiba a seguir quais são eles!
Maior desempenho
Estudos mostram que a organização com maior diversificação de gênero entre seus gestores retrata um melhor desempenho econômico. A consultoria McKinsey divulgou um levantamento que aponta que, de 73 companhias pesquisadas de 2003 a 2005, as que contavam com uma equipe diversificada (com homens e mulheres) apresentaram um desempenho de até 48% maior que a média.
Retenção de talentos
Uma empresa que discrimina por gênero pode reprimir talentos e prejudicar sua capacidade de reconhecer o real desempenho dos colaboradores e dirigentes. Por outro lado, um ambiente de trabalho diversificado abre espaço para o desenvolvimento de habilidades, a elevação da produtividade e a melhoria da retenção de talentos — o que também diminui a taxa de rotatividade de funcionários.
Melhora a imagem da empresa
Desde a criação das Nações Unidas, em 1945, a igualdade de gênero é reconhecida como um direito humano. Sendo assim, a organização que adere a esse compromisso demonstra priorizar a responsabilidade social, fortalecendo sua reputação no mercado.
Certificação de igualdade de salário
Uma medida utilizada para diminuir a diferença salarial entre o homem e a mulher é a chamada Certificação Equal Pay. A metodologia suíça foi criada pela Universidade de Genebra com o intuito de auditar as empresas de acordo com sua prática de remuneração.
O serviço de auditoria e compliance é executado pela PwC. O processo de avaliação é dividido em três fases, que revisam a política e a prática adotada pela organização na área de remuneração por gênero. Para que seja reconhecida com a certificação, a companhia precisa alcançar uma diferença salarial média igual ou inferior a 5%.
Empresas brasileiras que praticam a equidade salarial
Algumas das empresas brasileiras que se comprometem com a causa são:
-
Banco do Brasil;
-
O Boticário;
-
PWC;
-
Petrobras Distribuidora.
Além disso, organizações como a ONU Mulheres no Brasil, Home Care e PNUD Brasil apoiam a iniciativa. Junto com as empresas acima, elas formaram a delegação brasileira que foi discutir o tema em um encontro global sobre empoderamento econômico em 2018, no Chile.
Agora que você conhece os benefícios e as boas práticas de equidade salarial, já pode começar a aplicar esse conceito no seu negócio e promover mais inclusão e reconhecimento das suas colaboradoras.
O Santander Negócios e Empresas sabe que a construção de equipes é um dos pontos mais importantes de uma organização. Por isso, pensamos no Programa Universitário-Empresa, que ajuda você a encontrar o novo talento ideal para integrar o seu time.