Muitas são as expectativas sobre como será o cenário econômico em 2022. De um lado, temos um mercado financeiro não muito otimista e, do outro, temos as projeções do governo, que trazem um cenário mais confiante, mediante o avanço da vacinação e retomada dos setores econômicos no país.
Quem possui uma empresa precisa estar preparado para os impactos da esfera econômica para o seu negócio. Por isso, é importante ficar de olho nas principais previsões e entender aspectos inflacionários, dentre outros cenários que possam agir como limitadores de consumo e afetar de alguma forma o seu negócio.
Trouxemos neste conteúdo uma visão do que podemos esperar para o próximo ano dentro dos principais indicadores. Fique por dentro do assunto!
O cenário
As perspectivas relacionadas ao próximo ano levam em consideração o cenário atual e projeções de mudanças que podem afetar o teto de gastos e o quadro fiscal no Brasil.
Num panorama de muitas incertezas quanto à gestão das finanças públicas para 2022, é importante levarmos em consideração alguns aspectos positivos e negativos para olharmos as projeções tendo em vista os dois cenários:
Positivos:
- Aceleração da campanha de vacinação no Brasil;
- Desenvolvimento dos programas sociais, como o Auxílio Emergencial e Renda Cidadã, que contribuíram para manter o consumo;
- Crescimento do investimento privado;
- Aumento dos preços das commodities, impulsionando as exportações.
Negativos:
- Desaceleração da economia no final de 2021;
- Gargalos nas cadeias de suprimentos da indústria;
- Incertezas políticas e consequente risco de inflação elevada;
- Continuidade da crise hídrica, resultando num aumento dos preços da energia;
- Aperto monetário - juros mais altos do Banco Central em resposta à elevação dos preços.
De qualquer forma, uma recuperação da economia brasileira deve ser esperada no segundo semestre de 2022, à medida que os aspectos negativos de 2021 foram saindo de cenário, já que a perspectiva é de que haja a recuperação do mercado de trabalho.
Como comentamos, o mercado financeiro ainda possui muitas incertezas em relação a essas projeções, até por conta da dúvida sobre uma nova crise sanitária e de novas restrições de mobilidade, tendo em vista o surgimento de variantes da Covid-19.
Dos pontos de atenção, separamos os 3 temas de maior relevância segundo Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, tendo em vista o impacto que pode gerar para quem tem um empreendimento no Brasil:
Inflação
A projeção de inflação para 2022 é de 4,96%. Para 2023 e 2024, as previsões são de 3,42% e 3,1%, respectivamente.
Selic
A previsão é de que a Selic encerre 2021 em 9,25% ao ano. Já para 2022, a estimativa é de que a taxa básica de juros suba para 11,25% ao ano. E para 2023 e 2024, a previsão é de Selic em 7,75% ao ano e 7% ao ano, respectivamente.
Câmbio
A projeção para a cotação do dólar se manteve em R$ 5,50 para o fim de 2021. Para 2022, a previsão é de que também continue neste mesmo valor, só diminuindo em 2023 e 2024.
Saiba mais sobre o Programa Avançar
Com foco no desenvolvimento do empreendedor, trazemos uma série de conteúdos que auxiliam na gestão do seu negócio. São cursos online e podcasts atualizados com as novidades do mercado, dentre outras vantagens exclusivas:
- conteúdos sobre educação financeira e facilidades para a sua empresa, como o Open Banking, Pix e demais meios de pagamento;
- oportunidades de negócios e parcerias;
- atendimento personalizado para apoiá-lo a expandir seus negócios para o mercado internacional;
- te auxiliamos a encontrar o seu novo estagiário aqui.