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Você sabia que, hoje, as marcas mais valiosas do mundo são plataformas digitais? A ascensão desse modelo de negócios revela como o mercado está se transformando e comprova que as empresas, se querem manter um posicionamento relevante, precisam se reinventar. Pessoas estão passando cada vez mais tempo conectadas ao seu celular, por isso o momento para investir na criação de uma plataforma digital é agora: para a empresa fazer parte do dia a dia de seu público-alvo, precisa estar presente nos meios que mais utiliza, oferecendo conteúdos e experiências exclusivas aos seus usuários.
Como uma plataforma funciona
As ferramentas são interativas e permitem a comunicação entre duas partes ou múltiplos grupos de usuários, promovendo interações sociais ou solucionando problemas em comum de forma rápida e prática. Entre as mais conhecidas com presença no Brasil estão Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn, Uber, Spotify, Airbnb, Netflix e, claro, o Google. Para utilizá-las, basta ter um dispositivo móvel.
Adaptando seu negócio
Você deve estar se perguntando como adaptar seu negócio para uma plataforma digital, não é mesmo? As plataformas podem ser adaptadas para incontáveis necessidades e nichos. Toda empresa pode oferecer um conteúdo relevante por meio dos produtos e serviços oferecidos, inclusive a sua. Um exemplo? Marshall Van Alstyne, professor da Boston University, sempre questiona: como uma empresa de temperos poderia criar uma plataforma? Simples: definindo sabores, montando dietas e adaptando o conteúdo de acordo com os gostos e perfil do usuário. Um atendimento eficiente e direcionado.
Conquistando usuários
Para conquistar usuários, no entanto, a ferramenta deve ter como princípio adicionar valor e fornecer informações e serviços relevantes para a comunidade em que estão inseridos, permitindo um tipo de comércio e comunicação que talvez não ocorresse por outro meio de comunicação. O que seus clientes estão buscando e/ou precisando? Foque nisso para criar a sua ferramenta.
Baixo custo
Se você está pensando no valor do investimento, fique tranquilo: plataformas digitais não possuem custos operacionais altos. Geralmente, não produzem bens concretos, riscando os gastos com logística e produção, e os usuários é que acabam fazendo a propaganda da ferramenta. Com o sistema de avaliações, clientes podem classificar positivamente o serviço, chamando a atenção de novos consumidores. Quem busca qualidade, busca as plataformas. Como seu sucesso é baseado em feedbacks, é preciso ter como objetivo fazer com que o usuário gere valor para outro usuário – sempre promovendo a interação entre eles.