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Empreendedores de sucesso possuem em sua agenda de compromissos, constantemente, palestras, discursos, reuniões ou apresentações. Diante disso, é importante saber se comunicar com confiança e clareza.
Na hora de falar com a equipe, colaboradores ou clientes, o líder precisa garantir que as pessoas estejam realmente ouvindo e compreendendo o que está sendo dito. Para isso, o poder da voz deve estar alinhado com o poder das palavras e, ao mesmo tempo, a comunicação necessita ser bidirecional.
Algumas técnicas podem ajudar o líder a desenvolver habilidades para se comunicar melhor.
Confira:
1. Respirar fundo
É fácil descobrir quando uma pessoa está nervosa ou confiante. Uma das técnicas usadas relaxar e demonstrar firmeza é respirar fundo com o abdômen, não movendo o peito. Dessa forma, é possível tomar fôlego para conseguir se comunicar com mais confiança.
2. Manter a postura correta
É importante que um líder tenha uma boa postura. Para isso, ele deve manter os pés na largura dos ombros, o peso igualmente distribuído e manter os braços alinhados ao corpo.
3. Dar fluência ao diálogo
É essencial saber ouvir a opinião dos outros. Em reuniões ou conversas de negócios, um líder precisa prestar atenção e entender as ideias e opiniões propostas pelos outros, mesmo quando elas forem de diferentes pontos de vista.
4. Dar instruções concisas
Na hora de dar ordens à equipe, o líder necessita ser muito claro e explicar detalhadamente as instruções. Dessa forma, ele evita futuros problemas causados por um possível mal-entendido.
Leia também:
» Vídeo: a cultura corporativa do Google
» Saiba como se destacar, inspirar e vender mais usando o Golden Circle
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Na hora de falar com a equipe, colaboradores ou clientes, o líder precisa garantir que as pessoas estejam realmente ouvindo e compreendendo o que está sendo dito. Para isso, o poder da voz deve estar alinhado com o poder das palavras e, ao mesmo tempo, a comunicação necessita ser bidirecional.
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2. Manter a postura correta
É importante que um líder tenha uma boa postura. Para isso, ele deve manter os pés na largura dos ombros, o peso igualmente distribuído e manter os braços alinhados ao corpo.
3. Dar fluência ao diálogo
É essencial saber ouvir a opinião dos outros. Em reuniões ou conversas de negócios, um líder precisa prestar atenção e entender as ideias e opiniões propostas pelos outros, mesmo quando elas forem de diferentes pontos de vista.
4. Dar instruções concisas
Na hora de dar ordens à equipe, o líder necessita ser muito claro e explicar detalhadamente as instruções. Dessa forma, ele evita futuros problemas causados por um possível mal-entendido.
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