Um dos principais papéis de um líder é identificar quais de seus liderados têm potencial de ocupar futuros cargos de liderança na organização. Parece simples, mas não é. Líder não é só aquela pessoa que aparece mais ou bate todas as metas com rapidez, e sim um gestor que, além de ter essa qualidade, também sabe lidar com pessoas – e guiá-las sempre pelo melhor caminho.
Nem todas as pessoas já nascem com todas as qualidades de uma figura de liderança, mas algumas nascem com a capacidade de desenvolvê-las. Cabe ao líder, portanto, descobrir quais funcionários se encaixam nesse padrão e garantir que esses profissionais sejam orientados por um plano de desenvolvimento de carreira efetivo na organização.
A escolha desses funcionários, entretanto, não pode ser intuitiva – e muito menos feita com pressa. Algumas características e indicadores básicos ajudam o gestor a identificar a propensão de cada membro da sua equipe em tornar-se o novo líder que a empresa precisa.
HABILIDADE DE LIDAR COM PESSOAS
O gestor de uma equipe precisa observar entre os membros do time quais conseguem lidar melhor com os outros integrantes. Um bom líder será aquele que se mostra apto a conviver com as diferenças, conversa com todos os colegas, procura ajudá-los, respeita a opinião do próximo e preocupa-se com o desenvolvimento do grupo como um todo.
ADAPTABILIDADE A DIFERENTES CENÁRIOS
O mundo dos negócios é feito de transformações, especialmente nos dias de hoje. Se uma empresa precisar mudar seu modelo de negócio, seus funcionários devem se adaptar aos novos propósitos, de forma que continuem performando em prol tanto do seu desenvolvimento pessoal como para o crescimento da organização. Se um colaborador mudar de equipe, também precisa de adaptar ao andamento do novo grupo. O gestor precisa ficar atento aos membros do time que lidam bem com essas e outras mudanças – aqueles que não se deixam abalar pelas transformações.
CAPACIDADE DE LIDERAR GRUPOS E PROJETOS
Uma equipe sempre terá trabalhos que precisará realizar em conjunto, afinal, são um grupo. Durante essas demandas, o líder consegue observar que alguns membros do time acabam tomando postos de liderança do grupo de trabalho: ficam responsáveis por revisar o projeto ou, então, pela entrega no prazo. Isso é um bom sinal e revela que esses colaboradores têm proatividade e conseguem gerenciar bem uma equipe.
VALORIZAÇÃO DA CULTURA DO FEEDBACK
Para se desenvolverem e gerarem os resultados que a empresa espera, os membros de uma equipe precisam ser guiados: por isso existem os feedbacks. Os retornos construtivos são fundamentais para que o colaborador entenda quais pontos precisa melhorar para o seu desenvolvimento profissional e como seu trabalho contribui para a evolução da empresa. Durante os feedbacks, o líder consegue analisar quais membros da equipe recebem bem tanto os elogios como as críticas e se procuram mudar para melhor após o retorno. Quem acata os desafios, valoriza a importância da cultura do feedback – ponto fundamental de uma boa liderança.
RÁPIDA APRENDIZAGEM E FOCO EM RESULTADOS
Funcionários que demonstrar aprender rápido novas funções e tarefas também podem ter propensão de tornarem-se bons líderes. Como um líder precisa estar sempre atualizado às tendências e mudanças, é fundamental que tenha a habilidade de aprender rapidamente novos temas e, ainda, saber repassar com excelência aos seus liderados.
Assim como a aprendizagem, o foco em resultados também é essencial. Por isso, se além de aprender rápido, um colaborador consegue entregar resultados positivos baseados no novo aprendizado, as chances dele se desenvolver com rapidez e facilidade são grandes.