Contratar não precisa ser difícil. Normalmente, a dificuldade está em realizar um bom processo, com uma boa triagem e escolher, entre os diversos perfis, aquele que dará uma contribuição diferenciada à empresa.
As etapas do processo de contratação exigem do responsável um conhecimento aprofundado da empresa e aonde ela pretende chegar. Com isso, é possível recrutar e contratar profissionais capacitados e sintonizados.
Neste post, vamos descrever o passo a passo do processo de contratação. Continue a leitura se você deseja contratar os melhores profissionais para a sua empresa!
Descrição clara e detalhada do cargo
É de fundamental importância descrever o cargo e as atividades inerentes a ele. Isso torna o processo claro e objetivo e faz com que a contratação tenha menor chance de erro.
Informações sobre a vaga, principais atividades e responsabilidades, salário, horário de trabalho, alocação, são alguns dos pontos a serem detalhados e abordados.
Definição do perfil de seleção
Contratar consome tempo da equipe recrutadora, despesas com exames admissionais, tempo de integração e treinamento.
Um perfil mal desenhado tem por consequência uma contratação falha. É melhor dedicar um tempo maior a essa descrição e realizar contratações de candidatos com identificação profissional e pessoal com a empresa, do que ter o retrabalho em caso de não adaptação.
Roteiro de entrevista
É importante lembrar que durante as etapas de recrutamento e seleção, o candidato também está contratando a empresa.
Ter segurança na hora da entrevista é importante, pois tudo que é dito pelo recrutador está sendo avaliado pelo profissional em busca de recolocação.
Fazer as perguntas de forma clara e objetiva, passeando pelas experiências e aspirações profissionais, contribui para a fluidez do processo.
Execução da entrevista
Nessa etapa, você já tem em mãos o currículo e é o momento de checar a veracidade das informações contidas nele.
A avaliação é mútua e se o candidato estiver muito apreensivo, ofereça um café e inicie com um tom mais informal. Espere que ele se reconheça naquele ambiente e conduza um processo mais leve, ainda que de maneira firme.
Lembre-se de que você precisa confirmar se aquele perfil que chamou a atenção na triagem é mesmo a melhor aquisição para a empresa. Faça perguntas técnicas e dê espaço ao candidato para apresentar suas habilidades e competências, além dos motivos que o levaram a candidatar-se a vaga.
Anote todas as informações relevantes para que sua análise final tenha elementos consistentes que não deixem dúvidas quanto ao candidato.
Testes e dinâmicas
Se o processo for coletivo, as dinâmicas são uma excelente ferramenta de descontração e integração. Se o processo for individual, há testes de concentração e raciocínio lógico que auxiliam na decisão.
Durante a execução, é possível avaliar como um profissional se comporta, a maneira como reage diante dos desafios propostos e a capacidade de solução de problemas.
Análise das entrevistas e finalização
Depois de cumpridas todas as etapas do processo, é hora de analisar os perfis, as informações coletadas e o resultado dos testes aplicados junto com o responsável pela área requisitante.
Contratar as pessoas certas é um grande desafio. Com planejamento, é possível atrair grandes talentos para a execução de grandes trabalhos.
Agora que você conhece o passo a passo das etapas do processo de contratação, que tal compartilhar esse post em suas redes sociais?
Saiba mais sobre o Programa Avançar
Com foco no desenvolvimento do empreendedor, trazemos uma série de conteúdos que auxiliam na gestão do seu negócio. Além de vídeos, podcasts e ebooks atualizados com as novidades do mercado, o Avançar oferece uma série de cursos com foco no empreendedor, entre eles: Curso de Educação Financeira, Curso de Crédito e Curso para MEI.
Comece agora mesmo seu curso gratuitamente e ganhe um certificado digital. Cadastre-se!
Como abrir sua Conta MEI Santander
Simples, digital e precisa de apenas 2 documentos:
• Documento de identidade (RG ou CNH)
• Número de CPF
>> Abra a sua conta MEI <<