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Ponto comercial: 8 dicas para escolher o do seu negócio

Escolher um ponto comercial não é uma tarefa simples. Isso porque, por melhor que sejam seus produtos e serviços, o local onde seu negócio funcionará pode tanto ajudar quanto impedir o crescimento dele. 

Então, essa escolha deve ser feita com muito cuidado e planejamento. Nesse artigo, vamos te explicar mais sobre o ponto comercial e te dar dicas de como escolher um para o seu negócio. 

Leia agora e saiba mais! 

O que é ponto comercial? 

Ponto comercial nada mais é do que um lugar onde um estabelecimento funciona. 

Lá, são feitas as vendas e prestações de serviço de um negócio, sendo, assim, o local onde acontece a prática comercial. 

Ou seja, em uma linguagem popular, o ponto comercial é uma loja. 

Quanto custa um ponto comercial? 

Depende. O custo de um ponto comercial varia de acordo com uma série de fatores que vão do tamanho do espaço até sua localização.  

Justamente por essa razão, é preciso analisar alguns fatores antes de escolher o ponto comercial onde seu negócio estará localizado. 

Vamos falar disso no próximo tópico. 

Leia também: Divulgação local: 5 dicas para fazer seu pequeno negócio ser conhecido na sua região 

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O que considerar na hora de escolher um ponto comercial? 

Agora que você já sabe o que é um ponto comercial, vamos falar sobre os fatores que você deve considerar antes de escolher o ponto do seu negócio. 

Aqui, listamos 8 deles: 

  • Necessidades do seu negócio; 

  • Requisitos da sua atividade; 

  • Acessibilidade e segurança; 

  • Concorrência; 

  • Público-alvo; 

  • Orçamento; 

  • Futuro da região. 

Vamos falar detalhadamente de cada um deles agora. 

  1. Requisitos legais 

“Será que seu tipo de empreendimento tem, obrigatoriamente, de oferecer banheiro para o público?”; “qual a regra para a existência de saídas de emergência?”; “é preciso um espaço específico para armazenas lixo até que seja coletado pelo caminhão de lixo?”: perguntas como essa surgem na mente de toda pessoa que abre um negócio. E é fácil respondê-las: basta consultar a legislação da sua atividade. 

Antes de escolher um ponto comercial, você precisa saber se existem exigências legais que recaem sob o tipo de seu negócio e quais são elas. E é importante lembrar que, como o Brasil tem uma legislação complexa, existem exigências de nível federal – as que valem para todo o país –, estaduais e municipais – respectivamente, específicas para seu estado e cidade. 

  1. Necessidades do seu negócio 

Tão importante quanto saber quais são os requisitos para exercer sua atividade, é importante entender quais são as necessidades que você terá no dia a dia de sua loja. 

Será que você vai precisar ter uma entrada para receber os materiais e insumos trazidos por fornecedores? E área de armazenagem? E o banheiro para funcionários? 

Faça uma lista de todos os itens que precisam ser considerados e use como um checklist para validar a escolha do ponto comercial. 

  1. Acessibilidade e segurança 

A falta de acessibilidade pode prejudicar seu negócio. E isso não quer dizer apenas com relação ao acesso a pessoas com dificuldades de locomoção, mas no sentido de estar em um local fácil para seu cliente chegar. 

Por isso, é preciso se fazer algumas perguntas aqui para entender se o ponto comercial que você está considerando é acessível: 

  • É fácil estacionar perto do local? 

  • Será possível oferecer vagas de estacionamento em quantidade suficiente? 

  • O ponto está bastante visível para potenciais clientes o descobrirem? 

  • Há algum ponto de ônibus perto? 

  • Como estão as calçadas, o asfalto no entorno? 

  • É um local seguro, bem iluminado no começo e no final do dia?  

Nesse ponto, também é importante considerar o público-alvo do seu negócio. 

  1. Seu público-alvo 

Ter um local perfeito, porém em uma região que não é frequentada por seu público-alvo é algo muito arriscado. 

Se seu negócio exige praticar preços mais altos por oferecer diferenciais, não parece ser uma boa ideia instalá-lo em um bairro com baixo poder aquisitivo; da mesma forma como ter um negócio popular em uma área mais nobre pode não funcionar. 

Existem locais que conseguem atrair público diferente do ambiente onde estão instalados, para os quais as pessoas se sentem motivadas para se deslocarem até ele, vindo de diferentes pontos da cidade. Mas, são casos mais raros e você precisará de outras estratégias para isso, contando com já um bom acesso ao seu público e investindo fortemente em divulgação. 

 

  1. Presença de público ao longo do horário de funcionamento 

Uma avaliação importante é com relação ao fluxo de potenciais clientes, que deve acompanhar o horário previsto para o funcionamento do seu empreendimento. 

No caso de um restaurante, por exemplo, às vezes o pico se dá na hora do almoço, porém pela dinâmica da região, não há procura para jantar. É preciso avaliar se a operação se sustenta com o fluxo previsto apenas para o almoço. 

Para negócios nos quais haja previsão de abertura aos sábados, é preciso considerar se o entorno fica muito deserto e isso pode tornar a segurança mais vulnerável.  

  1. Concorrência 

A forma como olhar para a concorrência vai variar demais de acordo com o tipo de negócio e estratégia. 

Dependendo do segmento, estar em uma região onde há empreendimentos semelhantes é uma vantagem. Basta lembrar de ruas ou bairros conhecidos por concentrarem um determinado tipo de comércio, por exemplo, de móveis e decoração, de noivas, de roupas, de eletrônicos, de bares ou de artigos para iluminação. Nesse caso, um concorrente acaba gerando público para outro. 

Por outro lado, ser a terceira cafeteria em uma rua com pouco movimento pode ser uma aposta arriscada, assim como ser a única loja de artigos para a animais domésticos do bairro pode ser uma oportunidade. 

  1. Cenário futuro da região 

Mudanças no entorno do empreendimento impactam diretamente no negócio, tanto positiva quanto negativamente. Claro que é impossível prever o que irá acontecer muito para frente no tempo, porém, algumas alterações estão facilmente visíveis. 

Preste atenção em movimentos como: previsão de abertura de uma nova estação de metrô ou de um terminal de ônibus; prédios comerciais ou residenciais em construção. Isso muda o cenário e precisa ser avaliado. 

Caso essas situações venham trazer mais público, é preciso considerar esse possível aumento de demanda e o que será necessário se adaptar para isso. Dependendo do negócio, porém, o maior fluxo de pessoas é negativo (como a maior competição por vagas de estacionamento nas ruas próximas). 

  1. Orçamento 

Finalmente, é preciso ter certeza de que o custo com o ponto cabe no orçamento disponível. No cálculo, considere reformas, adequações, aquisição de equipamentos e mobiliário e a própria manutenção do imóvel. 

Muito cuidado para não fazer cálculos muito otimistas com relação ao desempenho financeiro do negócio, especialmente em sua fase inicial: crie uma agenda com a previsão da data de abertura e inclua um tempo a mais para imprevistos e eventuais atrasos. Interessante é tentar negociar um tempo de carência para o começo do pagamento enquanto as obras são realizadas. 

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