Com o objetivo de compreender o que é preciso ter para ser um grande líder hoje, a especialista em liderança Roselinde Torres conduziu um estudo com 4 mil empresas, questionando a eficácia de seus programas de desenvolvimento de liderança. O resultado apontou que apesar de todo o esforço, mais da metade das companhias falharam em desenvolver bons líderes: 58% citaram lacunas significativas em talentos para papéis críticos de liderança.
Em seu TED Talk 'O que é preciso para ser um grande líder', Roselinde conta que notou uma “tendência perturbadora” na preparação dos líderes. Muitos profissionais de alto potencial falham por conta de inúmeros fatores. Ela questiona dois pontos:
1. “Por que as lacunas de liderança aumentam quando há mais investimento em desenvolvimento de liderança?”
2. “O que os grandes líderes estão fazendo de diferente para prosperar e crescer?”
A especialista passou um ano viajando para estudar o tema. Fez uma viagem à África do Sul, onde teve a oportunidade de entender o quadro econômico, político e social da região. Ela também se encontrou com líderes de organizações sem fins lucrativos que estavam causando impactos no mundo, em alguns casos se reconciliando com possíveis adversários. Depois, Roselinde separou as características dos líderes que estão prosperando e o que eles fazem de diferente, além das práticas de preparação que permitem que as pessoas aumentem seu potencial.
Ela concluiu que a liderança deve ser definida e marcada por 3 questões:
1. Para onde você está olhando para antecipar a próxima mudança do seu modelo de negócio?
Segundo Roselinde, é importante refletir sobre com quem você está passando tempo, o que tem discutido, o que está lendo e para onde viaja. “Grandes líderes não esperam acontecer! Eles ficam de olho nas encruzilhadas, moldam seu futuro e não apenas reagem a ele.”
2. Qual é a diversidade do seu networking?
Qual é a sua capacidade de desenvolver relações com pessoas que são muito diferentes de você? Para a especialista, “grandes líderes entendem que ter um grupo mais diversificado é uma fonte de identificação de padrões e também de soluções, pois há pessoas que estão pensando diferente de você.”
3. Você é corajoso o bastante para abandonar uma prática que o fez bem-sucedido no passado?
“Grandes líderes ousam ser diferentes. Eles, de fato, correm riscos”, diz ela.
Assista na íntegra ao TED Talk com Roselinde Torres: :
<iframe height="315" src="https://www.youtube.com/embed/aUYSDEYdmzw" width="560"></iframe>
Leia também:
» 8 livros favoritos de grandes líderes
» Indicamos: 10 frases marcantes de grandes líderes