Aliar empreendedorismo e impacto social: esse é o papel dos chamados empreendedores sociais, empresários persistentes que enfrentam questões de cunho social e propõe novas ideias acerca da temática, disseminando a solução e persuadindo comunidades inteiras a seguir um rumo mais sustentável.
Empreender nem sempre significa criar um negócio que visa lucro, mas sim utilizar técnicas de gestão, inovação e criatividade para maximizar uma ideia. No caso dos empreendedores sociais, o principal objetivo é transformar o mundo e melhorar a vida da sociedade utilizando métodos presentes no cotidiano de empresas.
Por causa disso, empreendedores sociais também possuem modelos de negócios a seguir – e devem ficar atentos aos erros comuns de gestão que podem enfrentar. Conheça três deles e saiba como evitá-los.
EQUIPE DESISTIMULADA
Trabalhos sociais são inspiradores e sua equipe precisa saber absorver essa inspiração na hora de dedicar-se às demandas. Um time desalinhado com o negócio é o pior pesadelo que um empreendedor pode enfrentar – definitivamente, não contribuem com o resultado.
Por isso, procure estimular a motivação do grupo com pequenas ações. Mostre como cada um deles contribui para uma questão social. Trabalhe com a empatia dos membros acerca do tema. Escute e valorize o que eles entregam.
Seja um líder presente e se autoanalise: você está sabendo delegar tarefas corretamente? Seus funcionários já passaram por capacitações acerca do tema com que trabalham? Você deve garantir que sua equipe tenha as principais ferramentas para fazer o seu melhor.
Aproveite a temática com que trabalha e promova ações que facilitem a identificação e afinidade dos colaboradores com a proposta do seu negócio. Agora, se você sente que sua equipe não representa a visão da sua organização, reconsidere uma reestruturação. Empreendedorismo social requer paixão pelo que faz.
PRIORIDADES NÃO IDENTIFICADAS
Estabelecer prioridades quando tudo parece prioritário não é algo fácil de fazer. Olhe para o seu negócio. Que caminho você quer que ele siga? Qual assunto é o mais urgente para ser tratado? Elenque as demandas de acordo com as respostas.
Tenha em mente que todo empreendimento deve ter um objetivo definido antes mesmo de suas atividades começarem. Se a sua empresa ainda não tem um propósito para seguir, já passou da hora de desenvolver um. Organização interna gera resultados mais assertivos.
EXCESSO DE TRABALHO
Após definir as prioridades do seu negócio, é hora de se organizar. Reavalie as agendas e estruture planos semanais para você e para seu time. É assim que as grandes companhias trabalham e conseguem resultados e é assim que o seu empreendimento também alcançará seus objetivos.
Um planejamento estratégico é fundamental para designação de tarefas. Sua principal função é utilizar seu tempo para explorar o mercado e descobrir novas tendências e oportunidades.
E por mais que tenha amor pelo o que faz, não pense que consegue fazer tudo sozinho. Quanto mais pessoas trabalhando e disseminando um tema tão valioso, melhor!
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