Se você está pensando em abrir um pequeno negócio ou acha que seu empreendimento não está conseguindo se diferenciar no meio da multidão para crescer, uma boa alternativa é pensar em escolher um nicho de mercado para passar a atuar.
O nicho de mercado funciona como uma ramificação especializada de um segmento maior, atendendo as necessidades de um público específico. Por exemplo, no segmento da moda, roupas para gestantes é um nicho. Uma loja online de produtos veganos está explorando um dos nichos do ramo de alimentação. É possível, ainda, encontrar nichos ainda mais específicos: uma loja com produtos voltados para um único time de futebol é um nicho dentro do nicho futebol do segmento de artigos esportivos.
Confira as vantagens de abrir um negócio de nicho e, também, os cuidados a serem tomados para escolher em qual nicho atuar:
Vantagens de um negócio de nicho
Diferencial
A primeira vantagem de um negócio de nicho é ele se diferenciar no mercado. Ao assumir um posicionamento mais específico, fica mais fácil seu público-alvo encontrar o seu negócio em meio a tantos outros. Pense: o resultado de uma busca no Google com as palavras “marmita congelada” serão muito maiores quando comparados a “marmita vegetariana congelada”.
Atendimento especializado
Atuar em um nicho de mercado significa que todos seus clientes terão “algo em comum”. Isso possibilita compreender melhor o consumidor do seu produto ou serviço e adequar todo seu negócio para ele, gerando proximidade.
Comunicação mais assertiva e marketing mais eficiente
É mais fácil acertar na comunicação e ações de marketing quando se sabe com que se está falando. Ao focar em um público específico, as mensagens e campanhas podem ser totalmente direcionadas, sem o receio de deixar alguém de fora, como ocorre nos negócios de público abrangente.
Fidelização
O mercado de nicho costuma proporcionar uma maior fidelização de clientes. Afinal, seu consumidor sabe que terá aquela necessidade específica atendida pelo seu empreendimento. Além disso, pode se tornar defensor e propagador da marca, indicando para amigos e conhecidos da mesma “tribo”.
Pontos de atenção
Ficou animado para abrir um negócio de nicho? Vale ficar de olho em alguns pontos para fazer uma boa escolha:
- Tamanho do mercado: precisa ser grande o suficiente para ser lucrativo.
- Espaço para atuação: cuidado para não escolher um nicho “saturado” ou com muitos concorrentes já atuando nele.
- Capacidade de atendimento: o ideal é conseguir suprir várias necessidades do consumidor. Uma loja especializada em um time de futebol não vende apenas a camisa oficial e outros itens esportivos, mas, também canecas, acessórios, adesivos, cadernos, chaveiros.
- Preparação, conhecimento e atualização: ter um negócio de nicho significa posicionar-se como um especialista. Seu cliente vai querer tirar dúvidas, ser informado sobre tendências e novidades. Avalie sua capacidade de manter-se atento a estes aspectos ao mesmo tempo que faz a gestão do negócio.
- Coerência (este talvez seja o ponto mais importante): escolher um nicho significa que todas as decisões do negócio devem ser pautadas pelos atributos do nicho. Não é coerente atender um público vegetariano e promover um churrasco para sua equipe no final do ano (imagine o efeito do compartilhamento de fotos da festa da empresa nas redes sociais), para citar um exemplo óbvio. Apesar de não se obrigatório, fica mais fácil e prazeroso quando você escolhe um nicho que gosta, se identifica, entende e respeita.