O plano de negócios é um planejamento de uma empresa para o futuro e funciona como um guia de ações e decisões importantes e que o empreendedor deve ficar atento para o sucesso de um pequeno negócio. A recomendação é que o plano de negócios seja feito para um futuro próximo, de 3 a 5 anos, mas pode variar de acordo com a dinâmica do mercado onde se atua: segmentos muito ditados por tendências precisam de um prazo menor e revisões constantes.
Pensando em ajudar você a fazer um plano de negócios consistente, preparamos um guia com um passo a passo. Nesse primeiro conteúdo, você irá descobrir os pontos básicos iniciais de um plano de negócios. Acompanhe:
Descreva o seu negócio
A primeira coisa a fazer é criar uma descrição que explique “a razão de ser” do seu empreendimento. Mas, atenção! Não se trata de algo direto e restritivo. Quem tem uma loja de customização de camisetas, por exemplo, deve pensar em uma descrição como: “Proporcionar estilo e exclusividade com peças de vestuário e acessórios customizados”. Além de deixar claro os objetivos (estilo e exclusividade), a descrição não limita o negócio, ao ir além das camisetas, já pensando em possibilidades para o futuro.
Estabeleça os objetivos
Antes de começar a desenhar sua estratégia, você precisa definir aonde sua empresa quer chegar. Com base nesse objetivo maior, de longo prazo, defina metas de médio e curto prazo.
Defina seu modelo de negócio
O que a empresa faz, como faz, como entrega para o cliente e de que forma isso gera dinheiro? A resposta é o seu modelo de negócio.
Analise a infraestrutura necessária
Liste tudo o que é necessário para seu negócio funcionar, como, por exemplo, um ponto comercial ou uma plataforma de e-commerce, equipamentos, mobiliário, embalagens, maquininhas de cartão etc.
Liste a sua linha de produtos ou serviços
Faça uma lista de tudo aquilo que comercializa ou dos diferentes tipos de serviço que sua empresa presta/irá prestar.
Como estes elementos, você tem os pontos básicos para a estruturação e visão geral de um plano de negócios. O próximo passo é montar um plano de negócios efetivo, onde as estratégias são descritas e que envolve sumário executivo; análise de mercado; plano de marketing: plano operacional e de gestão; e plano financeiro.
Quer mais dicas de tudo o que precisa ser considerado na hora de empreender? Confira o curso “Investindo em seu negócio” do Programa Avançar. Um conteúdo exclusivo, voltado para quem está pensando em abrir seu próprio negócio, mas que também reúne dicas quentes para quem ainda está começando ou deseja aprimorar a gestão de um pequeno negócio.