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Como montar um plano de negócios efetivo

Um plano de negócios é o instrumento ideal para empreendedores que querem abrir um negócio ou aperfeiçoar pontos do seu empreendimento atual – podendo ser uma representação de um modelo a ser seguido. A ferramenta propicia segurança e reúne informações e estratégias de como a empresa deve atuar.

Para estruturar um plano de negócios efetivo, primeiro você deve ter em mente alguns pontos básicos iniciais como: a descrição do negócio, os objetivos, o modelo de negócio, a infraestrutura necessária e a linha de produtos ou serviços definida. Feito isso, deve escrevê-lo, seguindo os cinco passos abaixo:

1. Sumário executivo

O sumário executivo é uma visão resumida do plano de negócios, que permite uma visão geral do empreendimento. Ele precisa apresentar:

  • Perfil do empreendedor (ou empreendedores) que estão à frente do negócio, destacando conhecimentos, habilidades e experiência profissional
  • Dados do empreendimento (nome e o CNPJ da empresa)
  • Missão (qual a “razão de ser” da empresa)
  • Setor de atividade (agronegócio, indústria, comércio ou serviço)
  • Forma jurídica (MEI, Empresário Individual, Sociedade Limitada Unipessoal, Empresa Individual de Responsabilidade Limitada – EIRELI ou Sociedade Limitada)
  • Enquadramento tributário (Simples Nacional ou outro enquadramento)
  • Capital social (total de recursos alocados para a estruturação do negócio)
  • Fonte de recursos (de onde virão os recursos para a estruturação do negócio: pode ser próprios, de terceiros ou ambos)

Atenção: Como condensa todo o documento, dando uma visão geral sobre o conteúdo, o sumário executivo deve ser feito por último.

2. Análise de mercado

Principal etapa do plano. Com a análise, é possível compreender o mercado no qual o empreendimento irá atuar – ou já atua. Isso ajuda a identificar se há demanda para o produto ou serviço que pretende oferecer ou o negócio que pretende transformar.

Você precisará fazer uma análise cuidadosa e aprofundada de cada um desses itens:

  • Público-alvo Qual o perfil e comportamento do seu cliente?
  • Concorrentes Quais os principais e quais são os pontos fortes e fracos deles?
  • Fornecedores  Quais são/serão os fornecedores e como eles atuam com relação a prazo de entrega e condições de pagamento?

3. Plano de marketing

O objetivo do item é estruturar como a empresa vai ofertar os produtos e serviços e como se posicionará para o mercado e pretende se diferenciar dos concorrentes. 

Você precisa definir:

  • Preço Quanto acredita que o consumidor está disposto a pagar por cada um de seus produtos ou serviços?
  • Estratégias promocionais – Quais as ações você pretende realizar ou realiza para atrair clientes?
  • Estrutura de comercialização – Quais serão/são seus canais de distribuição, ou seja, como o seu produto ou serviço chega até o consumidor?  
  • Localização  Onde seu negócio estará/está localizado e quais os pontos fortes e fracos dessa localização para o empreendimento?

4. Plano operacional e de gestão

O plano operacional define como a empresa vai criar, gerir, desenvolver ou comercializar seus produtos e serviços. Ele envolve:

  • Capacidade produtiva, comercial ou de serviços – É uma estimativa do quanto pode ser produzido ou quantos clientes podem ser atendidos com a estrutura existente.
  • Processos operacionais  É a descrição de todas as atividades que precisam ser desenvolvidas para o funcionamento da empresa. Você deve incluir o responsável por cada uma delas.
  • Necessidade de pessoal Nesse momento, você identifica quantas pessoas são necessárias para a operação do empreendimento. Indique o cargo/função e quais as qualificações necessárias.

5. Plano financeiro

É o resultado em números de toda análise realizada até aqui. É o momento de calcular:

  • Investimento total de implantação Engloba os investimentos fixos, pré-operacionais e o capital de giro;
  • Estimativa de faturamento mensal Tendo por base a expectativa de vendas e preço de venda, é possível chegar a uma estimativa do total a ser faturado;
  • Estimativa dos custos É preciso incluir os gastos com fornecedores, funcionários, impostos, custos fixos (como água, luz, aluguel);
  • Demonstrativo de resultados Após reunir todas as informações anteriores, será possível fazer o demonstrativo, que indica se a expectativa é de operar com lucro ou prejuízo;
  • Ponto de equilíbrio É o cálculo feito para descobrir o quanto a sua empresa precisa faturar para pagar todos os seus custos em um determinado período.

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