Funcionários desmotivados interferem diretamente nos resultados de uma empresa e o gestor único é responsável por identificar e reparar isso.
Para performar cada vez mais em um cargo, uma pessoa precisa sentir que seu trabalho é valorizado e apreciado pela empresa, por seu líder e seus colegas de equipe. Funcionários felizes conduzem melhor suas funções, já que agem de forma positiva, e trabalham motivados para alcançar seus resultados.
De acordo com a pesquisa The Science of Happines, da GloboForce, funcionários engajados têm 98% mais probabilidade de se identificar com valores e metas da companhia. Já segundo o estudo realizado pelo iOpener Institute for People and Performance, quando um colaborador está motivado com sua empresa e sua função, produz duas vezes mais, tira dez vezes menos licenças e fica cinco vezes mais na mesma organização do que um empregado infeliz.
Motivados e satisfeitos, os funcionários depositam toda sua energia em atingir resultados, ao invés de gastá-la com reclamações e conflitos. Ou seja, trabalhadores engajados são necessários para o bom andamento do seu negócio.
SAIBA COMO IDENTIFICAR
É função da empresa e dos gestores saber como identificar a insatisfação de seus funcionários para conseguir desenvolver ações de engajamento para cada caso. Visando descobrir se algo está errado com um time, um líder deve sempre abrir espaço para ouvir seus liderados, além de verificar constantemente como estão os ritmos de trabalho, o cumprimento de horário, realização de tarefas diárias e o comprometimento com demandas.
... E COMO AGIR
1. Reuniões de alinhamento são necessárias para engajar o time em conjunto. Aproveitar o momento para reconhecer funcionários e suas entregas é uma boa aposta.
2. Conversas informais facilitam na identificação de alguma insatisfação de um funcionário com o trabalho. Não marque reuniões formais com cada membro da sua equipe para discutir o tema, isso pode intimidá-lo e impedi-lo de expor o que está pensando e sentindo.
3. Verifique constantemente as demandas que delega para cada funcionário. Quem está há muito tempo exercendo a mesma função, tem mais chance de estar insatisfeito por estar em busca de mudanças. Trabalhar com a rotatividade e trocar frequentemente as tarefas das pessoas da sua área pode funcionar.
4. Aposte nos feedbacks e aplique-os com regularidade. Quem recebe retornos com frequência, mesmo que negativos, tem mais chance de aprimorar suas habilidades e desenvolver-se dentro da empresa.
5. Jamais estimule o conflito entre os membros de sua equipe, mas sim os auxilie a trabalhar em grupo. O bom relacionamento com os colegas de trabalho também é fundamental para o engajamento do funcionário.
6. E o mais importante: sempre demonstre estar aberto para conversas. O líder deve ser um canal aberto de comunicação com seus liderados e não uma figura inalcançável.
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