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A exportação, saída de bens, produtos ou serviços de um país, é a forma de comércio exterior mais conhecida e utilizada por empresas brasileiras. Mas você sabia que existem outras formas de operação para empresas que desejam atuar em outro país?
1. Exportação
A exportação consiste em o mercado interno produzir determinado produto e vendê-los para o mercado externo, conforme demanda. Tem o risco mais baixo, comparado a outras formas de internacionalização.
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2. Exportação direta
Quando o produto exportado é faturado pelo próprio produtor ao importador, fazendo com que a empresa tenha conhecimento do processo de exportação em toda a sua extensão, permitindo maior controle sobre sua atuação no mercado externo. O custo e o retorno são maiores do que na exportação indireta, mas o nível de risco é menor.
3. Exportação indireta
Realizada por intermediário de empresas estabelecidas no mercado interno, que adquirem produtos para exportá-los. A operação representa baixo controle e custo, mas também baixo retorno com relativo alto risco, uma vez que a empresa produtora não tem qualquer vínculo com o cliente no exterior e o intermediário poderá substituí-la por outro fornecedor a qualquer momento.
4. Importação
Importação consiste em empresas nacionais recorrerem a fornecedores do mercado externo para manterem sua competitividade no mercado doméstico. Envolve compras de máquinas, equipamentos, insumos e matérias-primas.
5. Importação direta
Quando a produtora adquire os bens desejados diretamente do fornecedor externo, tornando-se responsável pelos trâmites de importação.
6. Importação indireta
Nesse caso, a produtora adquire os bens desejados de outros países no próprio mercado interno, por meio de importadores, distribuidores e atacadistas, não se envolvendo nos trâmites de importação.
7. Licenciamento
Licenciamento é dar direito de uso para que empresa no exterior explore sua patente ou merca por meio de pagamento de royalties.
8. Franquia
Quando uma empresa escolhe desenvolve seu modelo do seu negócio e oferece a um investidor (franqueado) para que ele adquira o direito de abrir no seu país o negócio formatado pela empresa franqueadora. O empreendedor tanto pode “exportar” sua franquia, como “importar” uma marca conhecida.
9. Contrato de produção
Significa contratar uma empresa no exterior para que fabrique seu produto em determinadas condições, para vendê-lo tanto no país de origem, como no país da companhia contratada ou em outros locais em que a contratante atue.
10. Contrato de gestão
Quando uma empresa do mercado doméstico cede a uma empresa estrangeira o direito de operacionalizar o negócio – sem transferir a propriedade. Os acordos são feitos entre empresas com interesses complementares, como redução de custos e acesso a novos mercados.
11. Subsidiárias de propriedade integral
Consiste na abertura de filiais de propriedade integral em mercados externos: pode ser uma subsidiária de vendas e distribuição ou de produção. A estratégia corresponde a um alto grau de controle da empresa sobre o processo de acesso a mercados internacionais.
Como decidir-se
Após conhecer todas as formas de atuação, é preciso decidir qual é a mais adequada para seu modelo de negócio. Para tomar uma decisão assertiva, é importante avaliar os custos envolvidos no processo, investimento necessário, retorno esperado, nível de risco e o grau de controle que a empresa pretende ter sobre o processo de comércio exterior.