Comemorado em terras brasileiras desde 1933, o Dia Mundial da Poupança surgiu na Itália, quase uma década antes, em 1925.
Medida do Instituto Mundial de Bancos de Poupança, desde sempre trabalha com o objetivo de conscientização para a importância do planejamento financeiro e tem a economia de uma reserva como base.
Não é preciso falar muito sobre a Poupança: trata-se de uma modalidade de investimento de baixo risco, bastante popular e amplamente divulgada.
Ter disciplina e uma cultura de investimentos dessa natureza pode ser bastante positivo para manter o equilíbrio das finanças e, sempre que possível, priorizar compras à vista – e que não comprometam a totalidade das reservas.Poupança favorece planejamento
A natureza dos investimentos na Poupança é bastante conservadora.
Isso significa que o perfil desse usuário costuma, quase sempre, estar baseado em uma pessoa que consegue, de tempos em tempos, economizar uma certa quantia em dinheiro e, assim, efetuar os depósitos.
Dessa forma, é sempre possível estipular um cronograma de investimentos, alinhando períodos de depósito com períodos de maior rendimento.
Com um cálculo simples, envolvendo a porcentagem dos juros da poupança e o volume dos depósitos, é bastante provável fazer projeções de quanto você terá dentro de determinado período.
Liberdade de investimento
Na maioria dos casos, iniciar e manter uma conta-poupança é uma ação relativamente simples.
Há pouca burocracia envolvida e não existe o costume de cobrança de taxas de gasto com a manutenção – ao contrário, por exemplo, da conta-corrente.
Outra liberdade da Poupança está ligada à facilidade para movimentação dos valores, uma vez que não é preciso estar atrelado a períodos específicos para saque.
Poupança para sempre?
Se por um lado o investimento na Poupança tende a transmitir tranquilidade e segurança, por outro, é importante ter consciência de que ela não é a única modalidade possível.
Especialistas costumam indicar, se possível, uma variação nas formas de investimento. Diversificar as formas de investir pode ser uma chance de aproveitar o melhor momento de cada uma das opções.
Outra situação: se os valores depositados, por um motivo ou outro, estão bem acima da sua renda mensal, é importante ter consciência de que existem outros produtos similarmente seguros e com maior rentabilidade. Mas esse já é outro assunto!