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Funcionários motivados com o local em que trabalham são mais produtivos, entregam mais resultados positivos e são minoria entre os que desistem do cargo. Mas sustentar essa motivação não é tarefa fácil. Além de uma comunicação efetiva, campanhas internas estimulantes e líderes preparados, a empresa pode oferecer um programa de incentivos, como o de bonificação.
O QUE É UM PROGRAMA DE BONIFICAÇÃO?
É um sistema de remuneração variável que tem crescido cada vez mais em empresas. Serve como um estímulo para os funcionários que atingiram suas metas e ajudaram a empresa a alcançar seus objetivos. O valor pode ser oferecido ao final de cada mês, a cada ano ou no término de algum projeto. E é medido por meio de entregas, lucro alcançado, participação e produtividade. Ou seja, é um investimento no desempenho dos funcionários que estão ajudando a empresa a alcançar o sucesso.
COMO CRIAR UM PROGRAMA DE BONIFICAÇÃO EFICIENTE?
Cada empresa possui um programa de bonificação diferente. Isso não significa que todos são eficientes. Enquanto alguns são falhos por serem fáceis de atingir, outros são por serem difíceis demais. Há também a chance de algumas organizações descobrirem, ao longo da implantação, que não terão budget para arcar com os custos. A iniciativa, pode, inclusive, afetar negativamente a cultura e a produtividade da companhia. Ou seja: muito pode dar errado quando não estabelecido da maneira correta.
Não existe fórmula perfeita que certifique a eficiência do programa. Isso dependerá da sua análise com a sua empresa. Mas, apresentamos seis passos que devem ser seguidos na hora de implantar a iniciativa que pode fazer uma diferença grande em seus resultados – e para melhor.
ESTUDE O PERFIL DOS SEUS FUNCIONÁRIOS
A base de um programa de bonificação são os funcionários e suas metas. Por isso, estude o perfil de cada colaborador para entender qual será a metodologia correta de implantação. O que os motiva? O que eles procuram? Lembre-se: o programa tem que ser real e adequado com a realidade do dia a dia na empresa. Não pense em objetivos inatingíveis, mas também não imagine promessas pouco desafiadoras.
CONHEÇA SEU ORÇAMENTO
Acima de tudo, planeje. Analise seu orçamento e como um programa de bonificação impactaria diretamente no budget da empresa. Pense em situações em que todos os colaboradores atingissem a meta. Você conseguiria pagar a quantia de recompensa? Não existe nada pior do que prometer e não conseguir cumprir.
DEFINA METAS PENSANDO NO SEU NEGÓCIO
O que você quer que sua empresa alcance? Novos clientes? Aumento de produtividade? Pergunte-se antes de estruturar o plano do programa. Pense a longo prazo em como você gostaria que estivesse o posicionamento da organização, para, depois, decidir o que cada funcionário deve cumprir para conquistar os objetivos.
SEJA SIMPLES
Jamais crie um programa muito complexo. Seus funcionários devem saber exatamente o que fazer e aonde devem chegar para conquistar caso consigam.
TESTE ANTES DE IMPLANTAR
Crie um programa piloto antes de liberar o plano para empresa inteira. Teste primeiro, para receber feedbacks e aprimorar pontos que podem precisar de melhorias. Escolha um nicho de funcionários e expliquem o propósito da iniciativa.
FAÇA UM BOM PLANO DE COMUNICAÇÃO
A divulgação da implantação do programa requer um plano de comunicação estruturado. Seus funcionários terão dúvidas e preocupações que devem ser respondidas. Utilize peças como newsletters, e-mails marketings e murais como treinamento em complemento às ações presenciais.
ANALISE E IMPLANTE MELHORIAS
Uma vez implantado, o programa merece acompanhamento. Analise constantemente os resultados para descobrir se está indo no caminho certo e se alguns pontos precisam de ajustes e melhorias – corrija os problemas antes que tomem proporções maiores. Não deixe de investir na comunicação como forma de apoio e motivação aos funcionários. Apresente para os colaboradores como o plano vem influenciando no atingimento de metas da empresa. Revise anualmente de acordo com os novos objetivos e cenários.