Busca
Agronegócio Agronegócios

Controle biológico é opção sustentável


Em tempos em que o tema sustentabilidade é pauta obrigatória em vários âmbitos econômicos, é sempre importante o debate que ressalte a importância de reduzir o uso de agrotóxicos no planeta Terra.

Nesse sentido, existe uma tendência cada vez maior de estudar, incentivar e discutir o uso do controle biológico como opção sustentável viável no âmbito econômico e organizacional.

Neste artigo vamos debater um pouco mais sobre esse conceito e o que vem sendo feito para colocá-lo, cada vez mais, em prática no campo dos estudos e no mundo do agronegócio.

 

As lições sustentáveis de grandes empresas

 

O que é controle biológico

Você sabe o que é o controle biológicona agricultura? Trata-se de uma técnica que tem como objetivo combater e controlar pragas agrícolas não através do uso de defensivos (como é o caso dos agrotóxicos), mas exclusivamente a partir de práticas agroecológicas.

Essa técnica utiliza os inimigos naturais dessas pragas para elaborar o controle racional, que se baseia na relação entre essas espécies.

O controle biológicose dá a partir da reprodução, conduzida por cientistas, desses agentes, que culmina na utilização de insetos e microorganismos como bactérias, fungos e vírus que vão agir contra pragas específicas.

No país, estudos sobre o tema vêm sendo conduzidos pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, que trabalha o tema da redução dos agentes químicos no controle de pragas, através da solução do controle biológico, ação que tem reduzido a poluição e melhorado a qualidade dos produtos colhidos.

 

Armadilha para controle de insetos

Uma das pesquisas em andamento pela Embrapa está diretamente relacionada a uma forma de reduzir danos às plantações causados por insetos – mas sem a necessidade de exterminá-los com os fortes defensivos químicos.

A proposta é a utilizar o feromônio sexual no monitoramento e controle dos percevejos que danificam a soja.

Os feromônios são substâncias responsáveis pela atração dos insetos na época do acasalamento. O que os cientistas da Embrapaestão providenciando é a atração desses insetos para armadilhas e, assim, é possível controlar a presença da praga.

 

*

O controle biológicoconsiste na utilização da ciência e dos estudos avançados para evitar a degradação do ambiente e das lavouras.

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.