Desafio global do Santander busca soluções para um mundo pós-Covid

Pessoas físicas e jurídicas poderão apresentar projetos e concorrer a 20 mil euros para implementá-los. Veja como participar

Publicado em 21/05/2020

Foto: Divulgação

Para buscar soluções que ajudem a transformar a realidade do mundo pós-Covid, o Santander lançou nesta semana o desafio global Santander X Tomorrow Challenge. Empreendedores pessoas físicas e jurídicas poderão apresentar projetos em quatro categorias:

  1. Capacitação: para aprimorar habilidades das pessoas na adaptação ao novo mundo;
  2. Empregabilidade: com foco em recolocação no mercado formal ou melhoria na condição de trabalho dos autônomos;
  3. Transformação PME's: busca reinventar empresas e indústrias mais atingidas pela crise;
  4. Novas Oportunidades: para atender às novas demandas da sociedade.

Avaliação e seleção

Um júri composto por representantes do ecossistema empreendedor e executivos do banco vai selecionar 20 projetos – cinco por categoria. Serão considerados os seguintes aspectos: impacto potencial, viabilidade, inovação, escalabilidade e clareza.

Cada projeto selecionado receberá 20 mil euros para o desenvolvimento e implantação. Também está prevista a oferta de 100 horas de mentoria especializada, road show com ao menos cinco potenciais investidores por projeto, assessoria tecnológica e acesso a serviços e licenças de software. Além disso, os selecionados serão atendidos por uma consultoria sobre inovação com o Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Como se inscrever

As inscrições para participar do desafio podem ser feitas no endereço www.santanderx.com/tomorrowchallenge até 2 de julho.

Além do Brasil, podem participar empreendedores de outros 13 países onde o Santander Universidades também está presente: Argentina, Alemanha, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Espanha, México, Peru, Polônia, Portugal, Porto Rico, Reino Unido e Uruguai.

A iniciativa é parte do plano global de resposta do Santander Universidades à Covid-19. O plano contempla o investimento de 30 milhões de euros em todo o mundo na luta contra a pandemia e suas consequências. Entre os projetos, está o desenvolvimento de vacinas, medicamentos e novas técnicas de diagnóstico, apoio a estudantes em situação de dificuldade para continuar seus cursos e fortalecimento do sistema universitário.

“O coronavírus está mudando nosso mundo, mas podemos dar forma a essa mudança. Esse é o momento dos empreendedores, porque quando um empreendedor vê um desafio, também enxerga novas soluções. Lançamos o Santander X Tomorrow Challenge porque acreditamos neles e em sua capacidade de encontrar respostas para os problemas que vamos enfrentar no futuro”, diz Ana Botín, presidenta do Banco Santander.

Superamos Juntos

Além do desafio lançado para empreendedores pessoas físicas e jurídicas, o Santander está oferecendo apoio para as empresas neste momento de crise com uma série de ações. Confira a página da iniciativa Superamos Juntos e conheça mais sobre as iniciativas, que incluem o Programa Avançar.