As vendas online no Brasil, que dispararam desde 2020, devem continuar com bom desempenho em 2022, segundo previsão da Ebit|Nielsen. A expectativa é de que as vendas no e-commerce cresçam cerca de 7%, alcançando R$ 46,2 bilhões. A estimativa é significativa, já que, desde 2020, só entre os meses de julho a setembro, a média de crescimento foi 81,5% superior ao mesmo período de 2019.
Por isso, vale a pena ficar de olho nas tendências para o e-commerce em 2022, ver como é possível se adaptar a elas e aproveitar para fazer bons negócios. Confira abaixo algumas tendências:
Uso do PIX como meio de pagamento
Esta é a principal tendência do e-commerce para 2022: o PIX, sistema de pagamento instantâneo deve se tornar o preferido do consumidor, pela facilidade e agilidade na transação.
LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados
O cuidado com o armazenamento de informações de clientes, como seus dados bancários, continuará sendo um dos pontos fundamentais para o bom funcionamento de comércios virtuais. A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) está em vigor e as empresas que não se adaptarem às regras estão sujeitas a multas e punições. Além disso, isso se tornará cada vez mais importante para a construção de uma relação de confiança com seu cliente.
Omnichannel
O chamado Omnichannel, ou seja, a convergência de todos os canais de venda utilizados por uma marca, deve se consolidar neste ano. Isso significa fazer com que o consumidor não veja diferença entre o mundo online e o offline. Vale para o visual (sua loja virtual deve se parecer com a física), para promoções, experiências (é preciso levar a sensação de experimentar o produto para a loja virtual) e até mesmo para o processo de compra, permitindo que o cliente compre pelo site e retire ou faça a troca do produto na sua loja física.
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Shoppable
O conceito por trás do shoppable é possibilitar a compra diretamente por uma rede social, aproveitando o impulso do consumidor. Isso deve se intensificar em 2022. Assim, seu cliente deve poder comprar o sapato que viu em uma foto no Instagram diretamente, sem precisar entrar em um marketplace, loja virtual ou baixar o app da sua marca.
Customização de produtos e ReCommerce
A customização ou personalização de itens é outra tendência que surge forte em 2022. O consumidor estará à procura de exclusividade e de itens com os quais se identifique fortemente. Por outro lado, continuam ganhando espaço as questões sustentáveis, por isso, o ReCommerce, ou seja, a venda de itens usados em bom estado, deve crescer.
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