Já está mais que claro no mundo corporativo que a palavra sustentabilidade não está ligada, apenas, às questões ambientais. Apesar de o foco do meio ambiente ser bastante intenso, existe uma tendência a um pensamento sustentável em diversos pontos da operação de um negócio – como é o caso da questão social e financeira.
É sobre esta última que vamos abordar no artigo de hoje:
O que é Sustentabilidade Financeira e como aplicar na sua empresa
1. Seja certeiro na criação do projeto
Na hora de colocar uma ideia no papel e, posteriormente, tirá-la de lá para botar em prática, muitas vezes “atropelamos” algumas etapas importantes dessa jornada.
Um projeto com arestas tende a causar problemas no futuro. Como dizem por aí, um projeto “redondinho” é muito mais favorável ao conceito de sustentabilidade financeira.
Mesmo que for para gastar um pouco mais de tempo na estratégia, cuide para que seja bem-feita.
2. A ideia que se paga
Dentre as possibilidades na hora de colocar em prática uma ideia em sua companhia, pense em propostas em que o projeto em si consiga, de alguma forma, se bancar. E nessa hora, novamente, entra em campo o planejamento.
Tente visualizar em que momento a proposta pode passar a ter um retorno financeiro – e, ainda, quando esse retorno poderá cobrir o investimento inicial. É uma forma bastante positiva de pensar no gasto para a execução de um projeto.
3. Resultados e impacto
Um projeto financeiramente sustentável deve, por si só, ter relevância suficiente para causar impacto e resultados. Essa é a equação.
Na hora de elaborar esse conjunto de ideias e propostas, é fundamental que se tenha a noção do potencial do que será apresentado – seja para seus superiores ou, se você for o gestor, a sua equipe.
Para que um projeto seja financeiramente sustentável, é fundamental que ele seja relevante.
4. Inspire-se em cases de sucesso
No período destinado a estudar o cenário ideal para a elaboração do seu projeto, tente encontrar inspiração nos cases de sucesso.
Busque exemplos da mesma área onde pretende atuar para levantar pontos positivos, negativos desafios, dores e valores apresentados.
A sustentabilidade financeira combina muito bem com a informação – ou seja, quanto mais preparado você estiver para seu projeto, mais chances ele tem de ser bem-sucedido.