Seja na venda de produto ou na prestação de serviço, quase toda área de atuação é afetada pela sazonalidade. No mundo inteiro, o sucesso do negócio pode ser influenciado por um evento, data comemorativa, estação do ano ou até uma crise econômica.
Porém, ao contrário do que muitos empresários acreditam, essa variação pode contribuir para a expansão do negócio. Tudo depende de um bom planejamento estratégico. É preciso levar em consideração qualquer sazonalidade que afete o ritmo de venda e a produtividade da equipe.
Quer descobrir a importância da internacionalização e o impacto de um bom plano de negócio para o sucesso da empresa? Continue a leitura e entenda como utilizar a sazonalidade a seu favor!
Escolha o período mais relevante para vender
O primeiro passo para planejar um calendário é conhecer seu cliente. Dessa forma, você descobre quando seu produto ou serviço é mais necessário para ele, elaborando com eficiência sua campanha de marketing.
Essa análise é particular para cada tipo de negócio. Deve considerar qualquer evento ou data comemorativa oficial, a estação do ano e até o histórico de vendas da organização. Dessa forma é possível definir o período mais propício à expansão.
Criar um planejamento bem-estruturado com antecedência permite que a equipe se prepare para o aumento das vendas, abasteça o estoque e organize a logística para atender a demanda.
Faça uma promoção ou campanha de divulgação criativa
Criatividade é essencial para elaborar uma ação que atinja em cheio seu público-alvo — em especial naquele período que registra queda de vendas. Para atrair seu cliente e evitar prejuízo decorrente da sazonalidade, veja a seguir algumas práticas que podem fazer parte da sua estratégia:
-
lançar um novo produto com apelo sazonal;
-
criar promoção para um produto específico;
-
oferecer cupom de desconto;
-
utilizar redes sociais para divulgação;
-
fazer parceria com outra empresa;
-
decorar o estabelecimento adequadamente;
-
organizar o ponto de venda;
-
sortear um prêmio para a clientela.
Faça uma campanha que veja a sazonalidade como uma oportunidade para atrair e fidelizar o cliente. Isso ajuda a melhorar o engajamento do público e aumentar o volume de venda até mesmo em uma época considerada fraca.
Recorra à internacionalização para driblar a sazonalidade
Para muitos negócios, a flutuação nas vendas está diretamente ligada à estação do ano e ao clima da região em que a empresa se encontra. Nesse caso, existe uma estratégia para manter o faturamento sempre em alta: recorrer à internacionalização.
Imagine um produto que atinge seu ápice de venda no verão, por exemplo. Durante o inverno no Brasil, a empresa pode expandir sua fronteira e buscar clientes no hemisfério norte, mantendo sua receita equilibrada durante o ano inteiro.
Essa alternativa também é vantajosa quando o mercado interno passa por um cenário econômico desfavorável ou quando o poder de compra no país diminui.
Um planejamento eficiente é capaz de aumentar a receita do negócio usando a sazonalidade como aliada. Que tal iniciar um processo de internacionalização com o apoio de um banco que oferece experiência e presença global?
No Santander Internacional Desk você tem acesso a uma rede de contatos, consultoria personalizada e todo o auxílio de que precisa para tornar sua empresa mundialmente conhecida!