Assim como qualquer atividade de uma empresa, fazer negócios com outros países, também precisa trazer retorno financeiro para o negócio. E o ROI de exportação é uma forma de mensurar quantitativamente se o investimento nesse objetivo está valendo a pena.
O que é o ROI de exportação?
ROI é a abreviação de Return on Investment, expressão em inglês que pode ser traduzida como 'retorno sobre investimento' ou 'retorno sobre capital investido'. Na prática, o ROI representa a relação simples entre a quantidade de recursos ganhos e a quantidade de recursos investidos em um negócio, produto ou ação operacional.
O principal objetivo do ROI é entender se o dinheiro da empresa está sendo gasto da forma mais adequada, e se o resultado previsto de um investimento está sendo atingido.
Quando se fala em internacionalização de empresas, o ROI continua sendo uma métrica muito importante. O empreendedor deve entender se o custo com todos os processos necessários para a exportação está sendo coberto pelas vendas. Com essa informação, ele decide se é preciso realizar alguma adaptação na estratégia da companhia ou se vale a pena focar apenas no mercado interno.
Por exemplo: quem exporta carne para um país muçulmano precisa investir tanto na logística de transporte do produto e nas taxas alfandegárias quanto em especificações culturais desse mercado. Lá, há regras diferentes de alimentação e abate dos animais — o chamado Halal, que é fiscalizado por organizações internacionais.
Como calcular o ROI de exportação?
Para saber como calcular o ROI de exportação, é preciso antes entender como funciona a fórmula básica do retorno sobre investimento para qualquer tipo de operação ou negócio.
Simplificando, para descobrir o ROI basta subtrair o custo de um investimento pela sua receita total e dividir o resultado pelo custo do investimento. Dessa forma, se uma empresa gasta R$ 10 para produzir e vender um produto ou serviço de R$ 20, o ROI é 1.
Quem prefere um valor em porcentagem pode apenas multiplicá-lo por 100 e acrescentar o %. No exemplo acima, o ROI seria de 100%.
ROI = (receita do investimento - custo do investimento) ÷ custo do investimento × 100.
Se o valor do ROI é positivo, significa que o negócio gera retorno. Se é negativo, quer dizer que a despesa ainda supera a receita, pelo menos no momento em que o cálculo é realizado.
No caso específico do ROI de exportação, é preciso analisar essas variáveis com mais cuidado. O objetivo é descobrir apenas o retorno da exportação em si e realizar uma comparação. Por isso é importante isolar como custo do investimento apenas as despesas relacionadas à exportação.
No exemplo da empresa que leva carne para o país muçulmano, entram como custo de investimento para exportação os gastos com a logística de transporte e também tudo relacionado à criação e abate segundo o Halal.
Da mesma forma, a receita deve considerar apenas aquilo que é retorno da exportação em si. Para chegar a esse valor, basta comparar a receita da venda de um produto no mercado interno com a receita da exportação.
E você, já sabe como levar seu produto ou serviço para o mercado externo? Conheça o International Desk, uma rede de apoio do Santander que conta com profissionais em todo o planeta. Eles estão disponíveis para ajudar no processo de internacionalização da sua empresa. Confira!