Quando uma empresa brasileira cruza a fronteira para fechar um negócio internacional, o grande desafio é conseguir se posicionar em um ambiente ainda inexplorado. Por isso, contar com uma boa parceria no exterior pode ser crucial.
Neste artigo, separamos algumas recomendações para quem busca fechar parcerias no exterior com uma empresa confiável. Continue a leitura e descubra!
Participe de evento internacional
Uma forma eficiente de posicionamento no mercado exterior é a participação em um evento internacional da sua área. Nem sempre um estande em uma feira de mercado gera um negócio direto capaz de pagar o investimento, mas como os principais nomes do setor estarão lá, estar presente pode ajudá-la a entrar nesse seleto grupo.
Portanto, a participação em um evento desse tipo é importante para quem pretende se internacionalizar — mesmo que seja só como visitante, para fazer networking e conhecer os potenciais parceiros espalhados pelo mundo.
Busque recomendação em uma associação ou entidade de fomento
Existem diversos grupos interessados no desenvolvimento do Brasil como exportador de produto e serviço. Essas associações podem ser a ponte entre a empresa e um parceiro lá fora.
Quando estiver buscando por parcerias no exterior, converse com um representante da Apex e de uma câmara de comércio do país desejado. Outra boa ideia é procurar uma associação de empresas do setor, que possa compartilhar recomendações. Que tal entrar em contato com o International Desk do Banco Santander, que facilita o contato com parceiros no exterior?
Pesquise sobre a reputação do potencial parceiro
Para muitos empreendedores, o exterior do país parece um ambiente inóspito. Em cada local vai haver uma concorrência desconhecida, um idioma distinto, outra legislação e costumes empresariais específicos.
Mas, ainda que existam muitas diferenças, há ainda mais semelhanças. E a principal é que um bom serviço é algo reconhecido em qualquer parte do planeta.
Quando estiver procurando por um parceiro lá fora, pesquise a reputação do candidato. Isso pode ser feito pela internet ou, melhor ainda, em conversa com a clientela antiga ou atual daquela empresa.
Conhecer a reputação do negócio antes de fechar um acordo é algo que todo empresário prudente faz no país, e isso deve ser repetido no exterior.
Peça amostra de produto ou caso de sucesso
Para conhecer melhor o seu potencial parceiro, peça uma amostra do produto ou o relato de um caso de sucesso que comprove o seu desempenho.
Não é feio pedir a comprovação da performance de uma empresa que pode se tornar uma grande parceira. Na verdade, os melhores sempre têm orgulho na hora de demonstrar seu sucesso. Portanto, antes de qualquer acerto, experimente o máximo possível.