Um guia, desenvolvido pelo Ministério das Relações Exteriores – e atualizado recentemente –, tem o objetivo de abordar informações práticas sobre economia, infraestrutura e acesso ao mercado para exportar ou importar da Argentina.
De acordo com o documento Como Exportar: Argentina, o país vizinho representa o principal parceiro comercial em toda a América Latina.
A publicação recebe a assinatura da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), órgão que tem por objetivo trabalhar a competitividade de empresas locais na promoção da internacionalização.
O comércio exterior com a Argentina em números
A Argentina possui território de 2,7 milhões de quilômetros quadrados e uma população de mais de 43 milhões de habitantes. O PIB em 2016 era de US$ 526 bilhões.
Quando o assunto é exportação, somente no ano de 2016, levando-se em consideração tudo o que foi exportado para o Mercosul, estima-se que 73% foi destinado para o mercado argentino.
7 razões para internacionalizar o seu negócio
Câmbio
A moeda do país vizinho é o Peso ($).
Em novembro de 2017, data mais atualizada de acordo com os apontamentos do guia, 1 dólar era equivalente a $18.
As cédulas em circulação na Argentina são nos valores de 2, 5, 10, 20, 50, 100, 200 e 500 pesos, sendo as moedas nas versões 1 e 2 pesos, e de 25 e 50 centavos.
Exportações e importações
No campo das Exportações, 20% das mercadorias que deixam o país têm como destino o Mercosul.
De janeiro a outubro de 2017, para se ter uma ideia, 78,5% das exportações ao bloco comercial tiveram o Brasil como destino final.
China, EUA, Vietnã e Chile também ocupam destaque entre os destinos.
Já nas Importações, também está no Mercosul o maior mercado de origem. Dos US$ 14 bilhões importados em 2016, mais de 91% eram produtos brasileiros.
O país também importou da China, UE e EUA.