Busca
Agronegócio Internacionalização

Conta bancária no exterior: como funciona e quem pode ter?

No processo de internacionalização de uma empresa, muitas vezes pode ser necessário abrir uma conta bancária no exterior como pessoa jurídica. Em alguns casos, o empreendedor deve ter ao menos uma conta de pessoa física no país em que está operando.

Mesmo se o idioma não for uma barreira, pode ser difícil conseguir a abertura da conta — em especial se a pessoa responsável estiver em outro país e não tiver disponibilidade de ir pessoalmente em uma agência do banco.

Neste artigo iremos trazer algumas informações sobre como conduzir esse processo. Boa leitura!

Como funciona a abertura de uma conta bancária no exterior?

Naturalmente, o processo de abertura de uma conta bancária fora do Brasil varia de acordo com o país e com a instituição bancária que você escolher. Na maior parte dos lugares, não é preciso ser cidadão e nem mesmo residente para abrir uma conta como estrangeiro – são as chamadas contas não residentes. Estas contas permitem à empresa (ou cidadão) fazer a movimentação bancária no país escolhido. No entanto, esse tipo de conta pode possuir limitações de linhas de crédito, opções de investimentos e outros produtos. Vale a pena analisar com cuidado os produtos e serviços oferecidos pelo banco nessa modalidade e ver se satisfazem suas necessidades.

Por outro lado, muitos países exigem que o negócio esteja registrado localmente para a abertura de uma conta como empresa — isso acontece no Reino Unido, por exemplo.

Se for o caso, é necessário providenciar esse registro antes da abertura da conta, o que pode levar alguns dias. Mas é importante destacar que, na maior parte dos países, esse processo é mais rápido do que no Brasil.

Na Estônia, por exemplo, para diminuir a burocracia, o país lançou o programa de residência eletrônica, em que um empreendedor de qualquer canto do mundo pode se tornar residente virtual para abrir uma conta ou negócio.

Em muitos bancos, dentro e fora do país, pode ser preciso comparecer à agência. Mas já existem bancos modernos que permitem a abertura de conta remotamente, às vezes até com entrevista em videoconferência.

Quais são os documentos necessários para abrir uma conta bancária no exterior?

Mais uma vez, a exigência de documentos para abertura de conta varia de acordo com o país e, especialmente, com o banco. Mas vale a pena saber quais são os documentos que sempre são exigidos nesse tipo de operação:

  • Cópia autenticada do passaporte;
  • Cópia recente de comprovante de endereço no país destino – no caso de contas residentes. Para contas não residentes, serão solicitados documentos do país de origem.,
  • Cópia de comprovante de renda ou de faturamento;
  • No caso de pessoa jurídica, documentos de formação da empresa, como CNPJ, Estatuto de Sociedade e outros – de acordo com regras do país destino;
  • Referência de um banco no país de origem, de quem a empresa ou pessoa seja cliente;
  • Plano de negócio formalizado da empresa.

Em muitos casos, os documentos podem ser digitalizados e enviados eletronicamente, mas existem bancos que pedem uma cópia física.

Como facilitar a abertura de conta bancária no exterior?

A forma mais eficiente de abrir uma conta bancária no exterior é contar com o suporte de um agente autorizado que já conheça os trâmites do país e tenha credibilidade com o banco, a fim de facilitar a aprovação da conta.

No Santander, existe o International Desk, uma área especializada em auxiliar os seus clientes em todo o processo de internacionalização, incluindo apoio a abertura de conta à distância, através de sua rede de relacionamento com bancos nos principais mercados mundiais

Programa Avançar oferece orientação e apoio a empreendedores de todo o país, principalmente em momentos desafiadores. 
Cadastre-se em nosso portal e acesse conteúdos exclusivos!

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.