Busca
Agronegócio Internacionalização

Conta bancária no exterior: como funciona e quem pode ter?

Agência Santander no exterior

Para facilitar a internacionalização de uma empresa, muitos empreendedores se interessam em abrir uma conta bancária no exterior para pessoa jurídica. Em alguns casos, também é necessário ter ao menos uma conta voltada para pessoa física no país em questão.  

Mesmo se o idioma não for um problema, concluir o processo pode ser um desafio, especialmente se o titular da conta estiver em outro país, sem disponibilidade para ir pessoalmente a uma agência do banco.  

Por isso, neste artigo, iremos te ajudar a entender como este processo funciona e quais são os requisitos para a abertura. Confira os tópicos disponíveis: 

  • Como funciona a abertura 

  • Quais os documentos necessários 

  • Como facilitar o processo 

  • Conta Internacional Santander  

  • Abrir conta no Brasil estando no exterior 

Como funciona a abertura de uma conta bancária no exterior? 

A resposta varia de acordo com o país e a instituição bancária que você escolher. Porém, de modo geral, não é preciso ser cidadão para abrir uma conta como estrangeiro — trata-se das chamadas contas bancárias não residentes.  

Este tipo de conta, no entanto, pode trazer limitações de acesso a linhas de crédito, opções de investimento e outros produtos que podem ser úteis para o crescimento da sua empresa a longo prazo. Para evitar problemas futuros, vale a pena analisar com cuidado as possibilidades que o banco oferece nessa modalidade e entender se elas satisfazem suas necessidades. 

Alguns países exigem que o negócio esteja registrado localmente para a abertura de uma conta empresarial, como o Reino Unido, por exemplo. Para concluir o processo, é necessário providenciar esse registro antes da abertura da conta, o que pode levar alguns dias. Por esta razão, é muito importante se programar e se atentar aos prazos em cada caso.  

Em muitos bancos, dentro e fora do país, pode ser preciso comparecer à agência. Porém, já existem bancos modernos que permitem a abertura de conta remotamente, às vezes até com entrevista em videoconferência.  

Curso para Empreendedores – Invista no seu negócio

Quais são os documentos necessários para abrir uma conta bancária no exterior? 

Como dito anteriormente, a exigência de documentos para abertura de conta varia de acordo com o país e, principalmente, com o banco. Mas vale a pena destacar quais são os mais importantes quando se trata deste procedimento: 

  • Cópia autenticada do passaporte; 

  • Cópia recente de comprovante de endereço no país destino – no caso de contas residentes. Para contas não residentes, serão solicitados documentos do país de origem;

  • Cópia de comprovante de renda ou de faturamento; 

  • No caso de pessoa jurídica, documentos de formação da empresa, como CNPJ, Estatuto de Sociedade e outros – de acordo com regras do país destino; 

  • Referência de um banco no país de origem, de quem a empresa ou pessoa seja cliente; 

  • Plano de negócio formalizado da empresa. 

Em muitos casos, os documentos podem ser digitalizados e enviados eletronicamente, mas existem bancos que pedem uma cópia física. 

NEWSLETTER

Quer ter acesso a diversos conteúdos exclusivos

e novidades que vão te ajudar a fazer seu negócio crescer ainda mais?

Como facilitar a abertura de conta bancária no exterior? 

A forma mais eficiente de abrir uma conta bancária no exterior é contar com o suporte de um agente autorizado, que já conheça os trâmites do país e tenha credibilidade com o banco, a fim de facilitar a aprovação. 

No Santander, existe o International Desk, uma área especializada em auxiliar os seus clientes em todo o processo de internacionalização, incluindo apoio a abertura de conta à distância, por meio de sua rede de relacionamento com bancos nos principais mercados mundiais.  

Conta internacional Santander  

Se você chegou até aqui, provavelmente, garantir o sucesso da sua empresa internacionalmente é o seu objetivo. Por isso, indicamos a Conta Internacional Santander, que atua com as moedas dólar e euro.  

Esta é uma boa opção para facilitar o seu controle de caixa no exterior, além de melhorar a sua gestão de recebimentos e pagamentos de importações e exportações. Para conferir mais informações, acesse o site

É possível abrir conta no Brasil estando no exterior?  

Assim como muitas pessoas podem ter dúvidas sobre a abertura de conta no exterior estando no Brasil, o contrário também pode ser uma questão.  

Nesse caso, há a possibilidade de abrir uma conta para domiciliado no exterior (CDE), exclusiva para não residentes no país. Esta opção permite que o usuário, seja ele pessoa física ou jurídica, faça movimentações e realize operações como transferências, financiamentos e até mesmo investimentos.  

Atualmente, existem instituições bancárias que realizam a abertura de forma digital.  

Fique por dentro do mercado internacional 

No Programa Avançar, temos diversos cursos gratuitos e com certificado para ajudar sua empresa a crescer. Em especial, um deles ensina as principais informações sobre o mercado internacional e como importar e exportar. Confira e faça o seu cadastro

Como abrir sua Conta MEI Santander 

Simples, digital e precisa de apenas 3 documentos: 

• Documento de identidade (RG ou CNH) 

• Número de CPF 

• Certificado de MEI 

>> Abra a sua conta MEI << 

Post ID: | Current Page ID: 5563

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.