Busca
Agronegócio Empreendedorismo

Por que as empresas devem se preocupar com a hiperconectividade?

A relação da sociedade com a informação se tornou mais estreita com o passar o tempo. Na era da hiperconectividade, em que tudo precisa ser visto e compartilhado, toda empresa deve se adaptar. Entretanto, é necessário ter cuidado para que o excesso não a prejudique.

Neste artigo, você vai descobrir o que é hiperconectividade, como a sua empresa pode se preparar, bem como os desafios impostos por essa era. Confira!

O que é hiperconectividade?

O termo hiperconectividade pode ser definido como o excesso de conexões. Ele remete ao fato de estarmos o tempo todo conectados a algum dispositivo móvel, como smartphone, tablet ou notebook.

O desenvolvimento desse processo de hiperconexão se deu graças ao avanço de tecnologias, como a Internet das Coisas, e também à necessidade de agilidade na inovação. Tal demanda provocou uma mudança no comportamento do consumidor, o que impactou diretamente a competitividade do mercado.

Como uma empresa pode se preparar para essa nova era?

Uma organização que queira se manter competitiva precisa estar preparada para a hiperconectividade. O primeiro passo é compreender o impacto gerado pela tecnologia no dia a dia da sociedade.

Hoje, há uma propensão maior do indivíduo de permanecer na internet, acessar mais vezes o celular, além de decidir a compra com base em uma pesquisa na web. Logo, a empresa precisa estar em constante movimento para garantir a inovação.

Isso vale para o âmbito externo, mas e no interno? Nele, dois pontos são importantes: otimização de processos e tecnologia da informação.

O primeiro quesito tem uma relação direta com a diminuição do custo organizacional e o aumento da sua eficiência. Ambos permitem que o cliente receba um atendimento de qualidade, além de possibilitar o acesso ao melhor produto ou serviço.

Para isso, é necessário um setor de TI bem alinhado. A ideia é que a hiperconectividade esteja presente na relação entre colaborador e negócio. A integração permitirá o acesso maior a dados, o que leva à tomada de decisão mais estratégica.

Que cuidados a empresa deve ter com a hiperconectividade?

A hiperconectividade impõe desafios a uma empresa. O fato de estar conectada o tempo todo interfere na sua produtividade, quando o uso dos dispositivos é feito de maneira indiscriminada.

Mas não é só esse ponto que merece atenção. A questão da segurança da informação deve ser levada a sério. A troca de um alto volume de dados cria um tráfego informacional constante, sem monitoramento ou restrição. Isso compromete a confidencialidade, além de trazer indisponibilidade ao sistema. Uma maneira de combater o problema é reduzir o tráfego de dados na mesma origem.

Outro desafio é a comunicação omnichannel. A ideia é disponibilizar vários canais de comunicação ao cliente, que pode escolher seu preferido para entrar em contato com a marca e realizar a compra. Todos os meios devem oferecer a mesma qualidade de experiência. É aí que entra o desafio de integrar todos os canais (conexão).

Na hiperconectividade, o atendimento em tempo real é um ponto que merece atenção. A empresa precisa estar sempre alerta e usar recursos como a Inteligência Artificial para responder à demanda de forma personalizada.

De maneira geral, a empresa que deseja se adaptar à era da hiperconectividade deve ficar de olho na evolução da tecnologia, além de preparar o colaborador para que ele mantenha o foco. Por si só, isso fará uma diferença estratégica para o negócio.

Tenha acesso aos conteúdos exclusivos do Programa Avançar, feitos para ajudar você a impulsionar o seu negócio! Cadastre-se em nosso portal e confira.

Post ID: | Current Page ID: 5899

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.