Busca
Agronegócio Inovação & Tecnologia

Social Commerce: saiba mais sobre esse tipo de estratégia

social-commerce

Em um mundo que está cada vez mais conectado nas redes sociais, é necessário que todos os negócios tenham uma estratégia focada em venda nas plataformas sociais. Principalmente no Brasil, que é um dos países que mais usa a internet. E é neste cenário, e em meio a pandemia, que a estratégia de social commerce entra em ascensão e passa a fazer parte do mundo dos negócios.

O que é Social Commerce?

O social commerce (Comércio Social) é a comercialização de produtos nas plataformas de redes sociais, como o Instagram, Facebook, WhatsApp, entre outras. Também envolve as interações entre público e marca nestes canais, principalmente, no que diz respeito as informações sobre os produtos e comentários de outros usuários sobre a experiência de compra, avaliações e reputação da empresa, que são fatores que influenciam na decisão de compra do consumidor. Diante deste cenário, é importante que as empresas busquem publicar descrições bem detalhadas de seus produtos ou serviços com o objetivo de sanar todas as principais dúvidas que possam surgir no consumidor no momento da compra.

Vantagens do social commerce

  • Aumenta a visibilidade e autoridade da marca;
  • Faz com que a marca se torne referência na venda daquele produto ou serviço; 
  • Apoia na conquista de novos clientes;
  • Traz maior humanização para a marca;
  • Aumenta as vendas;
  • Proporciona uma melhor experiência de compra.

Tipos de social commerce

Existem quatro principais tipos de social commerce, são eles:

1. Entre Pessoas

É a forma de fazer negócio de consumidor para consumidor e geralmente está relacionado a negócios que comercializam produtos em bom estado, mas que já foram utilizados, como é o caso de sites como o da OLX, Enjoei, Mercado Livre e entre outros.

2. Compras coletivas

Usa o social commerce para instigar a venda a partir de alguns gatilhos que estimulam as pessoas a comprarem, porque outros também compraram ou porque são itens vendidos com promoções e quantidade limitadas.

3. Compras colaborativas

São realizadas por grupos de pessoas que colaboram com um valor específico, conforme cabe em seu bolso, para a compra de determinado item ou para alcançar determinado valor em uma ação promovida por uma empresa que dará uma recompensa para quem der o valor maior.

4. Vendas em redes sociais

A partir da criação de uma loja dentro das redes sociais da empresa para comercializar seus produtos. 
Essa função já está disponível no Facebook e Instagram. E no WhatsApp já existe a possibilidade de realizar pagamentos, o que também facilita a oferta de produtos pelo aplicativo de mensageria.

Como utilizar está estratégia no seu negócio

1. Dê prioridade aos melhores produtos

Para sua loja na rede social priorize os produtos que trazem maior lucratividade para o seu negócio.

2. Escolha a ferramenta certa

Conheça bem cada uma das redes sociais, suas funcionalidades, objetivos e como elas podem ser utilizadas para a divulgação de produtos, serviços ou conteúdos do seu negócio, neste último ponto é importante estar na rede social certa para o público certo, ou seja, priorize a rede social que irá aproximar sua marca do público-alvo.

3. Busque por parceiros

A opinião de outros clientes, avaliações e a indicação, seja por influenciadores ou por familiares, são fatores de grande influência na decisão de compra por parte dos potenciais clientes, por isso, nos detalhes do produto adicione as avaliações e comentários dos usuários e busque por micro influenciadores para promoverem seus produtos.

4. Acompanhamento da marca

É importante saber o que o público está falando sobre sua marca nas redes sociais e em suas publicações, dado toda a exposição e maior interação proporcionada por elas. Para isso, há ferramentas e ações que facilitam o monitoramento da marca, como por exemplo, o site do Reclame Aqui ou pesquisa por palavras-chave referente ao seu negócio nas redes sociais.

Dica: caso ocorra algum problema com o cliente, busque resolvê-lo o mais rápido possível e de forma pessoal.

5. Análise de dados

No marketing digital é fundamental acompanhar de perto o andamento das estratégias realizadas e uma das formas de fazer isso é realizando uma análise de dados, que irá te ajudar a compreender a efetividade das ações adotadas e auxiliar na tomada de decisão mais assertiva sobre as diretrizes de suas estratégias. Principalmente nas redes sociais, que mudam constantemente, é importante acompanhar a aderência as promoções, a jornada de compra do usuário e as mudanças no mercado.

Ferramentas para utilizar o social commerce

Há diversas redes sociais para se aplicar a estratégia de social commerce, mas as mais indicadas são:

Facebook

Permite a criação de uma loja virtual dentro da plataforma e a divulgação de produtos para diversos usuários que acessarem seu marketplace. 

Além das vendas, a rede social pode ser utilizada para promover conteúdos sobre sua empresa e produtos, divulgação das avaliações dos usuários ou investimento em anúncios.

Entenda melhor clicando aqui.

Instagram

O Instagram também permite a criação de uma loja online dentro da rede social e algumas das vantagens são: inserção de fotos sobre os produtos, criação de vídeos explicativos de como utilizar, publicação nos stories com fotos e links para a loja com promoções que facilitaram o clique por parte do usuário interessado facilitando a jornada de compra.

Esta rede social também permite maiores interações por parte do usuário e ajuda a criar um relacionamento mais próximo com o cliente e potenciais clientes.

Conheça mais clicando aqui

WhatsApp

Permite a criação de uma conta comercial através do WhatsApp Business, elaboração e envio de catálogos sobre os produtos ao cliente, pagamentos dentro do aplicativo e envio de mensagens automáticas que podem facilitar a jornada de compra do consumidor.

Saiba mais clicando aqui

Para praticar o social commerce é importante ter uma estratégia Onminchannel bem estruturada. Acesse nossos conteúdos sobre o assunto para saber mais: 

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.