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Como usar inteligência artificial na sua empresa: Veja dicas

a imagem mostra a inteligência artificial sendo aplicada, com um homem clicando em um sistema com a representação de um cérebro.

Utilizar a inteligência artificial pode ser uma escolha assertiva para otimizar tarefas e melhorar o desempenho dos colaboradores de uma empresa.  

De acordo com um estudo realizado em 2024 pelo FMI (Fundo Monetário Internacional), quase 40% dos empregos do mundo serão afetados pela IA. Enquanto alguns profissionais serão substituídos, outros se beneficiarão com recursos para o aumento da produtividade.  

Conforme a tecnologia avança, se torna cada vez mais vantajoso estar por dentro de como funciona a inteligência artificial, além de aplicá-la de forma estratégica no seu negócio.  

Para te ajudar a tomar esta iniciativa, o Programa Avançar reuniu diversas dicas sobre o tema nos tópicos abaixo. Leia agora! 

O que é inteligência artificial?  

A inteligência artificial é o campo da ciência da computação voltado ao estudo e desenvolvimento de máquinas e programas que realizam tarefas complexas. Seus sistemas são capazes de reproduzir competências semelhantes ao comportamento humano, como raciocínio, aprendizagem, planejamento e até mesmo criatividade. 

A seguir, confira alguns exemplos da utilização de IA.  

  • Serviços de streaming: empresas como Netflix e Disney+, por exemplo, utilizam a inteligência artificial para sugerir filmes e séries com base nas preferências do cliente.  

  • Assistentes virtuais: Siri (Apple), Alexa (Amazon) e até mesmo Chat GPT (OpenAl) são exemplos de sistemas que utilizam linguagem natural para interagir com o usuário.  

  • Reconhecimento facial: este recurso de segurança é constantemente utilizado para confirmar a identidade do usuário em smartphones ou aplicativos financeiros.  

Como as empresas estão usando a inteligência artificial?  

Empresas de qualquer porte ou segmento podem aproveitar as possibilidades que a inteligência artificial oferece. 

Mapeamento da jornada do cliente 

Você sabe qual caminho o cliente percorre desde que passa a conhecer sua marca até o pós-compra? A inteligência artificial tem sido bastante utilizada neste processo, analisando dados e identificando os pontos de contato mais frequentes em cada fase. 

Atendimento ao cliente 

Os sistemas de inteligência artificial são capazes de identificar os melhores canais de atendimento para interagir com os usuários de forma personalizada.  

Além de utilizar chatbots para direcionar os atendimentos, muitas empresas passaram a contar com ferramentas como o Chat GPT para obter insights em interações mais complexas ou criativas. 

Automatização de tarefas 

Uma das maiores vantagens que a IA pode proporcionar é a automatização de tarefas operacionais e administrativas, permitindo que os colaboradores de um negócio foquem em atividades mais estratégicas. Dessa forma, pode-se dizer que sua utilização está ligada a melhores resultados.  

Sistema de recomendação 

Além das plataformas de streaming, existem muitas outras empresas que atuam com base em um sistema de recomendação personalizado para seus clientes, como as redes sociais e diversas plataformas de e-commerce.  

Avaliação de potenciais clientes  

A qualificação de leads também pode ser uma tarefa realizada a partir de sistemas com IA. Além de otimizar a prospecção, a tecnologia proporciona um melhor entendimento do perfil do cliente ideal da marca.  

Como implementar a inteligência artificial na sua empresa?  

De fato, investir em inteligência artificial é a escolha perfeita de negócios que priorizam inovação e destaque no mercado.  

Aprofunde seu conhecimento sobre o assunto 

Quanto maior for o seu conhecimento sobre inteligência artificial, mais fácil será aplicá-la de forma assertiva na sua empresa. Além de acompanhar artigos e notícias sobre o assunto, é válido buscar qualificação para você ou sua equipe por meio de cursos, palestras ou treinamentos.  

Avalie como a IA se encaixa no seu negócio 

Se a sua empresa lida com uma grande quantidade de dados, por exemplo, a inteligência artificial será útil para processar as informações rapidamente, criar relatórios e facilitar análises. Por outro lado, a se a prioridade for melhorar o atendimento ao cliente, utilizar ferramentas para otimizar interações pode ser um bom começo.  

Em outras palavras, existem diversas aplicabilidades, como aprendizado de máquina, processamento de linguagem natural, gestão de estoque, controle de processos e muito mais. As melhores escolhas dependerão do seu segmento, objetivo e necessidade. Por isso, nesta etapa, pensar de forma estratégica é fundamental.  

Escolha a tecnologia ideal 

Após identificar as necessidades do seu negócio, é o momento de definir os sistemas adequados para colocar suas ideias em prática.  

No mercado, existem diversas plataformas de IA, que oferecem diferentes ferramentas e aplicações. Antes de se decidir por alguma delas, vale fazer uma pesquisa detalhada sobre o assunto.  

Faça um teste 

É interessante começar aplicando a inteligência artificial em um projeto específico. Ao acompanhar o desempenho e os resultados deste teste, será possível corrigir possíveis erros e promover melhorias nos processos. 

Posteriormente, você poderá expandir a iniciativa para outros pontos da empresa de forma mais segura.  

Saiba mais sobre o Programa Avançar

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