Busca
Agronegócio Inovação & Tecnologia

5 características das startups para incorporar em seu negócio

bloco de notas com termos e desenhos ligados à startups

Criar uma startup se tornou o sonho de muitos empreendedores, especialmente pelo foco em inovação com custo reduzido. Se você é um deles, vale a pena entender quais são as características deste modelo de negócio e avaliar como aplicá-las na prática.  

Voltadas para o desenvolvimento de soluções tecnológicas, as startups possuem particularidades que podem ser aplicadas em qualquer empresa que ambicione crescer. Para saber mais sobre este conceito, fique atento às informações abaixo. 

O que é uma startup?  

A criação de produtos inovadores e a agilidade em entregar projetos fazem parte da identidade de uma startup. O termo se refere a empresas novas e em desenvolvimento, com ideias diferenciadas que buscam atender a alguma necessidade do mercado.  

As startups são mais frequentes na internet, especialmente por conta da facilidade e baixo custo para criar uma empresa de software em comparação a outros setores.  

Este modelo de negócio tem potencial de crescimento constante, mas atua em um cenário de extrema incerteza — afinal, não há como saber se a ideia irá dar certo e se sustentará por um longo período. 

Normalmente, a expressão é utilizada para definir negócios com pouco tempo de atuação. Porém, até mesmo grandes empresas da tecnologia podem ser chamadas como startups.  

Características das startups 

  1. Inovação 

É impossível falar sobre as características das startups sem mencionar a inovação em produtos e serviços. Afinal, trata-se do maior diferencial que este modelo de negócio possui em relação ao mercado tradicional, especialmente se levarmos em consideração o consumidor atual, que deseja cada vez mais facilidades e soluções em sua rotina.  

Vale ressaltar que a inovação não precisa estar relacionada à tecnologia. Isso porque a introdução de novos processos e ferramentas que facilitem o fluxo de trabalho também pode ser classificada como uma ação inovadora. 

2. Planejamento e pesquisa 

Planejamento e pesquisa de mercado são determinantes para o desenvolvimento das startups. Para conseguir criar soluções para problemas e conquistar relevância em um determinado nicho, este tipo de negócio deve compreender de forma minuciosa os anseios do seu público-alvo. 

A elaboração do produto ou serviço deve ser realizada levando em consideração as informações obtidas nesta etapa. Afinal, para que as vendas sejam satisfatórias, você deve considerar as preferências e necessidades de quem pretende atender. 

  1. Pouca burocracia 

A alta capacidade de inovação está diretamente ligada à pouca burocracia para a tomada de decisões, além da liberdade para ter e compartilhar ideias. Assim, não é possível que trâmites internos atrapalhem a introdução de melhorias para o negócio. 

Esta característica livra a sua empresa de qualquer empecilho que dificulte a adoção de novos processos e, consequentemente, a experiência tende a se tornar mais agradável para colaboradores e clientes. Como dito anteriormente, é importante que os colaboradores e as equipes de trabalho se sintam incentivados a usar a criatividade e buscar novas soluções. 

  1. Escalabilidade 

O termo escalabilidade significa a capacidade que a empresa possui para gerar receita e crescer sem que a estrutura de custos que forma o negócio aumente proporcionalmente. Neste formato, não existem barreiras para o aumento da lucratividade, como a necessidade de altos investimentos. 

Um exemplo de empresa escalável são as franquias. A franqueadora detém o direito de uso da marca e o concede para suas franqueadas. Assim, a empresa cresce a partir da alocação de recursos das suas parcerias, aumentando a lucratividade sem alterar de forma significativa a sua base de despesas. 

  1. Custos baixos 

Outra característica importante das startups é a facilidade que elas possuem para cortar despesas e manter o negócio funcionando com poucos investimentos. Grandes empresas como Microsoft, Apple e Google nasceram com pequenas estruturas e, mesmo assim, conseguiram crescer e adquirir relevância mundial. 

Transporte-se para a ideia de uma empresa com custos reduzidos, reavaliando as despesas, os processos e a infraestrutura. O objetivo é fazer com que o negócio produza mais utilizando menos recursos e possa ter uma maior lucratividade.  

Em resumo, inovação, planejamento e pesquisa, pouca burocracia, escalabilidade e custos baixos, são questões importantes para qualquer negócio que busca o sucesso a longo prazo. 

Inspire-se: exemplos de startups que deram certo 

Uber 

Por não ter um veículo à disposição, Travis Kalanick pagou um valor altíssimo em sua corrida de táxi durante o ano novo em Nova York. Em vez de trágica, esta história teve um resultado muito positivo: inspirou a criação da Uber, que oferece o serviço de motoristas por aplicativo por um valor mais acessível.  

A inovação fez tanto sucesso que a empresa já está presente em mais de 600 cidades de 65 países, facilitando o dia a dia de empreendedores que desejam trabalhar por conta própria e clientes que precisam se locomover de forma rápida e acessível.  

iFood 

O iFood não apenas se destaca por ser um exemplo de startup de sucesso, mas também inspira por ser uma empresa brasileira. Fundado em 2011, o negócio é o maior da América Latina no segmento de delivery. 

Por meio do aplicativo, os usuários podem se conectar com restaurantes e entregadores, além de ter acesso a realizar pedidos em mercados, farmácias e até mesmo pet shops.  

Curso para Empreendedores – Invista no seu negócio

Quinto Andar 

Após a criação da plataforma Quinto Andar, anunciar e alugar imóveis se tornou uma tarefa mais simples. Por meio do aplicativo, é possível visualizar as opções disponíveis na região de sua preferência e até mesmo agendar visitas.  

Os contratos são assinados digitalmente e, para facilitar a divulgação, a empresa oferece anúncios gratuitos para os proprietários.  

Spotify 

O Spotify foi uma das primeiras empresas a oferecer o serviço de assinatura digital com acesso instantâneo a músicas e podcasts — e a iniciativa deu muito certo. Atualmente, a empresa está presente na maior parte da Europa, parte da América, Austrália, Nova Zelândia e em alguns pontos da Ásia. 

O aplicativo é de fácil manuseio e conta com milhões de conteúdos à disposição do usuário. Para quem não deseja pagar pela assinatura, é possível utilizá-lo na versão gratuita, com anúncios. 

Por onde começar?  

Para colocar mudanças em prática, comece priorizando a inovação como um dos pilares da sua empresa. Até aqui, você deve ter percebido que todos os exemplos citados resolvem algum problema comum e facilitam processos constantemente realizados no dia a dia, certo? As startups, portanto, podem impulsionar a adoção de melhorias para a sua empresa e até mesmo inspirar uma grande ideia.  

Se você deseja impulsionar ainda mais o crescimento do seu negócio, vale a pena se aprofundar sobre Empreendedorismo Digital. Aqui no Programa Avançar, temos um curso completo, gratuito e com certificado sobre o tema. Faça já o seu cadastro e confira aqui!  

Saiba mais sobre o Programa Avançar

Com foco no desenvolvimento do empreendedor, trazemos uma série de conteúdos que auxiliam na gestão do seu negócio. Além de vídeos, podcasts e ebooks atualizados com as novidades do mercado, o Avançar oferece uma série de cursos com foco no empreendedor, entre eles: Curso de Educação Financeira, Curso de Crédito e Curso para MEI.  

Comece agora mesmo seu curso gratuitamente e ganhe um certificado digital. Cadastre-se!

Como abrir sua Conta MEI Santander

Simples, digital e precisa de apenas 3 documentos: 

• Documento de identidade (RG ou CNH) 

• Número de CPF 

• Certificado de MEI 

>> Abra a sua conta MEI << 

Post ID: | Current Page ID: 2334

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.