Levando em conta que o planejamento é um recurso fundamental para o bom andamento e, principalmente, para a evolução de um negócio, este artigo traz uma observação tão importante quanto, que é saber se seu caminho está certo.
Cumprir corretamente o plano organizado é essencial para chegar às metas e objetivos previamente estipulados.
Nesse sentido, não basta simplesmente apontar e registrar o que deve ser feito, mas também é necessário pontuar o “quando”, ou seja, datas e prazos para o cumprimento desses.
Este artigo vai dar uma dica para conduzir esse acompanhamento e vai trazer informações sobre como fazer a revisão bimestral do seu planejamento.
Por que bimestral?
Não há uma regra pré-estabelecida sobre o período ideal para fazer esse check up, mas se colocar um prazo a cada dois meses, no decorrer do ano, haverão seis momentos para refletir sobre o andamento de suas atividades.
No primeiro bimestre, destine um momento exclusivo para essa análise – não divida essa tarefa com outras atividades do seu dia. Se preferir, faça após o expediente, quando as coisas já estiverem mais tranquilas.
A ideia é reunir as planilhas com os planejamentos e, também, ter material disponível para anotações – em papel ou digital, o que preferir.
O que analisar na revisão bimestral do planejamento
Sugere-se que o planejamento seja desmembrado em itens e campos e que cada um deles seja visualizado de forma independente e comparado com o fator temporal.
Vamos supor que a meta seja crescer em 50% o percentual de vendas até o final de 2018. Sendo assim, é necessário que os primeiros dois meses já representem uma porcentagem desse objetivo, uma vez que essas conquistas menores vão compor, ao final do ano, o total dessas metas.
O mesmo deve ser feito com os demais índices estipulados: economia de energia, sustentabilidade, número de funcionários, produtividade, assiduidade, pontualidade, etc.
Como fazer o planejamento estratégico da sua empresa para 2018
Crie métricas para seu planejamento
Com o trabalho em andamento, estipule cores para classificar, em cada meta, os objetivos que foram, não foram ou estão em vias de ser cumpridos.
Tome como sugestão, por exemplo, as cores do semáforo (verde, amarelo, vermelho).
A cada etapa analisada, classifique com cores e, é claro, busque na medida do possível manter um panorama com a maioria da tonalidade no verde ou, no máximo, amarelo.
Se o quadro estiver muito avermelhado é hora de emitir um alerta. Se o primeiro bimestre já está assim, o planejamento no decorrer do ano terá de ser acelerado para conseguir contornar a desvantagem.
Organize-se, faça um check up bimestral e mantenha-se no rumo para obter sucesso profissional em 2018.