Nos outros artigos desta série, foram abordados diversos aspectos como:
- Como saber o perfil ideal da franquia que busco abrir;
- Que tipo de compromissos podem ser estabelecidos no contrato com o franqueador.
Neste último texto do guia rápido de como abrir uma franquia, serão expostas características mais práticas desse procedimento.
Para chegar até aqui, alguns caminhos já foram trilhados. Entre eles, a escolha do segmento de franquias e, até mesmo, um relacionamento prévio e reuniões com o possível futuro franqueador.
Qual o melhor ponto comercial para minha franquia?
Para estabelecer um negócio, mesmo que uma franquia, ou seja, com uma marca que já esteja estabelecida no mercado, é fundamental ter um bom ponto comercial.
E ao falar de um local bom, significa que ele possua uma localização adequada e comporte um fluxo de pessoas interessante para o modelo de negócio que se pretende desenvolver.
No quesito das legislações, também é fundamental estar antenado – cada município possui suas regras próprias para o desempenho e desenvolvimento de suas funções.
Fique atento aos detalhes referentes ao aluguel do ponto. Tente garantir o espaço por um período determinado, para que, ao mesmo tempo, você não fique na mão e nem se comprometa indeterminadamente.
Uma sugestão é manter uma média de cinco anos de vínculo no contrato, passível de renovação e negociação – muitas franquias estabelecem esse prazo como relacionamento inicial com a marca.
Apoio do franqueador
Muitas empresas já consolidadas, no procedimento de padronização da franquia – já abordado no artigo anterior –, podem delimitar outros procedimentos que vão além do aspecto visual externo.
Essas companhias possuem estudos e demonstrativos que servem como base, inclusive, para orientar na escolha do melhor ponto comercial. E, nesse sentido, estarão índices comprobatórios do que pode influenciar nos resultados obtidos, conforme a localidade escolhida.
Dessa forma, assim como os demais passos da escolha da franquia, as instalações físicas também recebem a atenção e a solidez necessária de informações que os franqueadores podem fornecer.
Boa sorte com seu novo negócio!
Segmento escolhido e estudado, empresa selecionada, detalhes vistos e revistos, contrato assinado e ponto comercial definido!
De maneira bem simplificada, essas são as etapas que envolvem os preparativos para abrir uma franquia.
A partir de agora, é hora de dedicação total, contratação, treinamento e organização das equipes; planejamento e gerenciamento das finanças e, é claro, uma bela campanha de inauguração.
Boa sorte nessa nova etapa de sua vida profissional!
Veja as outras duas partes do guia rápido de como abrir uma franquia – Parte 1 | Parte 2
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