Busca
Agronegócio Gestão Financeira

Nova norma contábil: confira o que diz para pequenas empresas

Foi publicada, pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), uma nova Norma Brasileira de Contabilidade direcionada a micro e pequenas empresas. A publicação ocorreu em dezembro de 2021 e as novas regras entram em vigência, de maneira obrigatória a partir do dia 1º de janeiro de 2023, sendo autorizada sua utilização de maneira antecipada. Isso quer dizer que o contador da sua empresa já pode se adequar à nova determinação.

Até então, eram duas as principais normas que norteavam a contabilidade dos pequenos negócios: a NBC TG 1000 – Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas e a ITG 1000 – Modelo Contábil para Microempresa e Empresa de Pequeno Porte. No entanto, o CFC decidiu promover uma revisão e atualização dos documentos, passando a adotar uma linguagem mais simples e abranger mais conteúdos para NBC TG 1000 e submeter a ITG 1000 a uma análise crítica, por ser considerada, pelos especialistas, uma norma muito simples.

Como resultado desse trabalho, foram desenvolvidas duas novas normas, a NBC TG 1001 – Contabilidade para Pequenas Empresas e a Norma NBC TG 1002, direcionada para microentidades.

A NBC TG 1000 está organizada em 35 seções e um glossário de termo, e traz a simplificação de alguns princípios de reconhecimento, mensuração e divulgação. Pela nova regra, o conjunto completo de demonstrações contábeis de incluir:

  • Balanço patrimonial;
  • Demonstração do resultado do exercício;
  • Demonstração das mutações do patrimônio líquido;
  • Demonstração dos fluxos de caixa;
  • Notas explicativas, compreendendo o resumo das políticas contábeis significativas e outras informações explanatórias.

A íntegra da norma explica, detalhadamente o que deve conter em cada um desses itens obrigatórios. Vale conferir e conversar com seu contador para preparar a sua empresa, o mais cedo possível, para o atendimento às novas regras. Saiba mais clicando aqui.

Quer uma força para a gestão financeira de sua empresa? Conheça o CoPiloto Santander. Fácil e prático, com ele você controla seu estoque, registra pagamentos, acessa o fluxo de caixa, emite notas, organiza as informações dos seus clientes, além de ter disponível uma loja virtual para sua empresa.

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.