Busca
Agronegócio Gestão Financeira

Pix com cartão de crédito: o que é e como funciona

A imagem apresenta um homem usando uma camiseta xadrez branca e vermelha. Ele está sentado e segura em suas mãos um celular com capinha laranja.

Lançado em 2020, o Pix se tornou a forma de pagamento mais utilizada pelos brasileiros. Toda essa popularidade não é à toa: a modalidade revolucionou as transações, possibilitando que as transferências sejam realizadas em segundos, de forma prática e segura.   

Mas você sabia que é possível fazer e receber Pix com cartão de crédito? Para entender se apostar nesta opção vale a pena para o seu caso, confira as informações abaixo.  

O que é o Pix com cartão de crédito?  

O Pix com cartão de crédito ocorre como uma compra no cartão de crédito: no momento da transação, que é realizada de forma instantânea, o banco é responsável pelo pagamento e o usuário tem a opção de quitar a fatura de forma parcelada.  

Para os empreendedores, o recebimento de Pix com cartão de crédito pode ser vantajoso. Isso porque o valor total é recebido imediatamente — no caso do cartão de crédito comum, o pagamento só é faturado na virada do mês.  

Já para os clientes, nem sempre esta será uma boa opção. Afinal, diferentemente da modalidade tradicional, o Pix com cartão de crédito inclui a incidência de juros, IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e eventuais taxas que podem ser cobradas pelas instituições financeiras. Sendo assim, o ideal é pensar bem antes de utilizar essa forma de pagamento.  

Como funciona o Pix com cartão de crédito? 

Para fazer um Pix de forma tradicional, é necessário que o pagador tenha saldo em sua conta corrente, já que o valor é abatido e direcionado ao recebedor.  

No caso do Pix com cartão de crédito, a transação é realizada utilizando o limite disponível no cartão. Por isso, não é necessário que o titular da conta tenha saldo suficiente para quitar o valor no momento do pagamento.  

Vale a pena fazer Pix com cartão de crédito? 

O Pix com cartão de crédito conta com o acréscimo de taxas, além de juros no parcelamento. Mesmo assim, o recurso pode ser interessante em alguns casos: 

  • Vamos supor que um estabelecimento esteja oferecendo um grande desconto para pagamentos via Pix, mas você não tem dinheiro em conta. Nesse caso, recorrer à modalidade pode ser uma boa opção (desde que você tenha certeza de que poderá arcar com as parcelas futuramente);  

  • Situações emergenciais também podem ser consideradas. Se você precisa realizar uma transação com urgência, mas não tem saldo disponível ou não quer comprometer seu orçamento mensal, o Pix com cartão de crédito pode ser uma saída. 

O Santander oferece Pix com cartão de crédito?  

Não, o Santander não atua nesta modalidade. No entanto, há uma opção voltada para pessoas físicas que pode funcionar como uma boa alternativa para o seu caso: o Divide o Pix, com parcelamento em até 24 meses e contratação 100% digital. Clique aqui e confira a página oficial da solução

Organize suas finanças com o Programa Avançar 

Para conquistar estabilidade financeira, atuar com planejamento é fundamental.  

Pensando nisso, o Programa Avançar conta com diversos conteúdos para garantir sua evolução pessoal e profissional. Confira alguns dos nossos cursos completos, gratuitos e com certificado

Como abrir sua Conta MEI Santander

Simples, digital e precisa de apenas 2 documentos: 

• Documento de identidade (RG ou CNH) 

• Número de CPF 

>> Abra a sua conta MEI << 

Post ID: | Current Page ID: 6067

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.