Considerado uma das grandes revoluções financeiras do Brasil, o Pix é simples de ser feito, não possui taxas e ainda é de ser imediato. E por ser uma das transações mais utilizadas, não dá para negar que a transferência caiu no gosto do povo: dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostram que, em 2024, seis a cada dez brasileiros usaram o Pix alguma vez.
Ainda assim, mesmo com a facilidade proporcionada, é comum que problemas – como o Pix enviado para a conta errada – aconteçam, o que faz com que muitos brasileiros se perguntem se é possível cancelar um pix e até mesmo como fazer esse processo.
Se você é uma das pessoas que fez um Pix e percebeu que ele estava errado só depois, não se preocupe: esse erro pode ter solução.
Neste artigo, te mostraremos se é possível cancelar um Pix e te ensinaremos como fazer isso.
Como cancelar um Pix?
Se você está se perguntando se é possível cancelar um Pix, a resposta é: depende.
Isso porque, se a transação via Pix já foi realizada no aplicativo do seu banco, não é possível cancelá-la. Portanto, se o Pix já foi enviado, não é possível fazer o seu cancelamento.
Por outro lado, é possível cancelar um Pix agendado.
Leia também: Pix Automático: Entenda como vai funcionar a modalidade de pagamento
Como cancelar Pix agendado?
O passo a passo pode variar de acordo com a instituição financeira. Mas, de modo geral, entre nos detalhes da transferência e verifique se há algum botão direcionando para o cancelamento. Após concluir o processo, o agendamento do Pix será desfeito.
No Internet Banking Santander, o processo é bem simples. Basta acessar:
-
Menu;
-
Transações;
-
Agendamentos;
-
Selecionar o período;
-
Selecionar a transação;
-
Excluir o agendamento.
Como cancelar Pix em processamento?
Não é possível cancelar um Pix em processamento, depois que a transação já foi feita e confirmada por você.
A única forma de ter o Pix cancelado nesse caso é se o próprio sistema do banco cancelar a transação por algum tipo de erro.
Como cancelar Pix em análise?
Assim como não é possível cancelar um Pix em processamento, também não é possível cancelar um Pix em análise.
Como cancelar uma chave Pix?
Se você tem várias chaves Pix e quer cancelar alguma delas, saiba que é possível fazer isso! Siga esse passo a passo para conseguir:
-
Acesse o aplicativo do banco onde está hospedada a chave que você quer excluir;
-
Vá até a seção Pix do aplicativo;
-
Clique em Gerenciar Chaves PIX;
-
Escolha a chave que você quer excluir;
-
Siga as instruções para fazer a exclusão da chave.
Leia também: Pix parcelado: Tudo que você precisa saber sobre a modalidade de pagamento
Como funciona a devolução do Pix em caso de golpe?
Ao ser vítima de um golpe, você tem o direito de contar com o Mecanismo Especial de Devolução (MED), criado pelo Banco Central especialmente para auxiliar quem passa por este tipo de situação. A ferramenta age por meio de análise do processo de transferência e recebimento, que tem o objetivo de concluir se realmente se trata de um crime.
Para obter a solução, é necessário entrar em contato com o seu banco em até 80 dias para relatar o caso e fazer um Boletim de Ocorrência em uma delegacia. Após este procedimento, a instituição financeira deve verificar as informações sobre o ocorrido.
Caso a fraude seja comprovada, a quantia será devolvida à sua conta, ao mesmo tempo em que é retirada do golpista. O prazo para que isso aconteça é de 96 horas, segundo o Banco Central.
Dicas para usar o Pix e não ter que recorrer a cancelamentos
Até aqui, você já deve ter percebido que cancelar um Pix não é uma tarefa tão simples, certo? Por isso, o ideal é que você nunca passe por este tipo de dor de cabeça. Além de se atentar aos dados inseridos, existem outros cuidados que você pode tomar para tornar a sua experiência mais segura com o uso da ferramenta.
1. Acesse os canais oficiais do seu banco
O Pix deve ser usado por meio do site ou aplicativo do seu banco. Por isso, evite clicar em links enviados por SMS, e-mail ou WhatsApp sem saber a procedência.
2. Atente-se ao QR Code
O QR Code é uma das formas mais práticas para pagar via Pix. Afinal, basta apontar a câmera do celular para o código e concluir a operação.
Porém, sempre preste atenção no destinatário antes de concluir a transferência. Isso porque criminosos podem divulgar códigos falsos para receber o valor no lugar da empresa em questão.
3. Ao fazer compras online, certifique-se de que o site é confiável
Como mencionado anteriormente, embora o Pix seja uma ferramenta extremamente segura, o sucesso das transações depende também da sua atenção. Nesse sentido, jamais compre em sites duvidosos. Prefira endereços conhecidos, busque por certificados de segurança na plataforma e verifique se existem avaliações de outros usuários.
4. Pense com clareza antes de realizar qualquer transferência
Lembre-se de que o Pix é uma forma de pagamento praticamente instantânea. Em outras palavras, leva apenas alguns segundos para que o valor seja recebido.
Portanto, se alguém entrar em contato com você dizendo que fez uma transferência por engano, por exemplo, não devolva nada sem antes verificar se o dinheiro realmente caiu na sua conta. Mesmo que a pessoa envie um comprovante, ele pode ser falso.
Saiba mais sobre o Programa Avançar
Com foco no desenvolvimento do empreendedor, trazemos uma série de conteúdos que auxiliam na gestão do seu negócio. Além de vídeos, podcasts e ebooks atualizados com as novidades do mercado, o Avançar oferece uma série de cursos com foco no empreendedor, entre eles: Curso de Educação Financeira, Curso de Crédito e Curso para MEI.
Comece agora mesmo seu curso gratuitamente e ganhe um certificado digital. Cadastre-se!
Como abrir sua Conta MEI Santander
Simples, digital e precisa de apenas 3 documentos:
• Documento de identidade (RG ou CNH)
• Número de CPF
• Certificado de MEI
>> Abra a sua conta MEI <<