É comum que os empreendimentos de menor porte tenham seu gerenciamento centralizado em uma ou poucas pessoas, graças à natureza de seus negócios. Sendo assim, o proprietário muitas vezes faz as vezes de publicitário, garçom, decorador e muito mais.
Apesar do acúmulo de funções fazer sentido do ponto de vista econômico, é possível que investimentos em profissionais específicos possam valer a pena em todos os outros aspectos.
A área de contabilidade é um exemplo interessante. Responsável por administração de porções críticasa empresa, como o equilíbrio financeiro e a superação da concorrência, o profissional da contabilidade pode ser uma adição valiosa para as empresas. Confira algumas das razões para investir nesse setor.
Atribuições diversas
Um empresário, mesmo em negócios de pequeno porte, precisa ter noções firmes sobre a política brasileira de tributações, bem como as burocracias empresariais e trabalhistas envolvidas.
O perfil de um profissional contábil permite que o mesmo realize uma ampla série de atividades pelo empreendimento, inclusive as ligadas com impostos e burocracia.
Entre outras, as atribuições do contador envolvem o preenchimento e arquivo de documentação legal do seu negócio, acompanhamento e obediência à legislação fiscal e tributária vigente, atualização dos registros da empresa e gerenciamento da folha de pagamento.
Todas atividades bastante delicadas, as atribuições precisam de experiência e conhecimento considerável do setor.
Momentos críticos
Mesmo que você consiga lidar com boa parte da burocracia de seu pequeno negócio sem a ajuda de um profissional da contabilidade, a importância de auxílio especializado se torna ainda maior em alguns momentos críticos da trajetória empresarial. Logo, é aconselhável contar com, no mínimo, uma consultoria.
O momento da abertura do negócio, por exemplo, envolve questões complexas de sociedades, planejamento e tributações que podem receber bastante apoio de um contador (e também de um advogado). Da mesma forma, o fechamento de empresas requer atenção a detalhes melhor observados por profissionais. Rotinas como estoque, cálculo de preços, fluxo de caixa e solicitações de crédito são outros exemplos que podem ser desempenhados por funcionários ligados à contabilidade.
3 livros sobre finanças para aplicar no dia a dia da empresa
Formação
A formação acadêmica dos profissionais de contabilidade está no Bacharelado em Ciências Contábeis, curso oferecido por várias instituições do país. Além disso, a atividade requer filiação ao Conselho Regional de Contabilidade, ou CRC.
Até junho de 2015, existia também o registro com o curso técnico em Contabilidade, que foi extinto desde então por legislação federal. Os profissionais registrados anteriormente neste perfil ainda podem exercer a função.