Se você está expandindo sua empresa e precisa investir na compra de alguma máquina ou equipamento – como máquinas para sua produção e equipamento de informática –, você precisa conhecer o FINAME.
Essa linha de crédito é uma das opções para pequenos e médios negócios que precisam de apoio financeiro para crescer. Nesse artigo, vamos te explicar o que é o FINAME, como ele funciona e tudo mais o que você precisa saber para contratar esse financiamento para seu negócio.
Leia agora!
O que é o FINAME?
FINAME é uma sigla para Fundo de Financiamento para Aquisição de Máquinas e Equipamentos Industriais.
Criado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em 1964, pelo Decreto nº 55.275, esse tipo de financiamento tem como objetivo apoiar empresas em operações de compra e venda de máquinas e equipamentos de fabricação brasileira.
Ou seja, o FINAME é uma linha de crédito destinada para empresas que querem fazer a compra de equipamentos e máquinas para seu negócio.
Porém, há uma regra: as máquinas e equipamentos comprados devem ser novos, de fabricação brasileira e de fornecedores cadastrados no BNDES.
Quais são os tipos de FINAME?
O FINAME tem três modalidades diferentes de financiamento destinados a diferentes públicos.
São elas:
-
Financiamento à compradora para a aquisição: um tipo de financiamento para empresas que precisam comprar ou alugar máquinas e equipamentos;
-
Financiamento ao fabricante para a produção: um financiamento voltado para empresas que produzem maquinário. Nessa modalidade, o crédito é utilizado para financiar a produção de materiais que já foram vendidos aos compradores;
-
Financiamento ao fabricante para a comercialização: um tipo de crédito voltado para empresas fabricantes de máquinas e equipamentos que ainda serão negociadas para venda.
-
FINAME Credenciados: que permite a compra de bens novos e nacionais como máquinas, equipamentos, bens de informática e automação industrial além de ônibus e caminhões;
-
FINAME Materiais: direcionado para lojistas e empresários, renovarem seus estoques comprando tanto matérias-primas para produção de bens industrializados quanto materiais de construção e produtos prontos para revenda;
-
FINAME Baixo Carbono: além de financiar placas e painéis solares, geradores e aquecedores tanto solares quanto eólicos, tem como foco a aquisição de ônibus, caminhões híbridos, a biocombustível, a gás e a tração elétrica, além de máquinas e equipamentos que reduzam a emissão de carbono na atmosfera.
Leia também: Geração distribuída: O que é, como funciona e quais as vantagens
Como funciona o FINAME?
Sendo uma das linhas de financiamento do BNDES, o FINAME tem como foco financiar a produção e aquisição de novas máquinas e equipamentos de fabricação brasileira para incentivar a produção da indústria nacional.
Por isso, existem alguns passos para a contratação do financiamento.
São eles:
-
A escolha da máquina ou equipamento que deseja adquirir e verificar se o item consta na listagem de equipamentos financiáveis pelo FINAME;
-
A busca de um agente financeiro credenciado – como o Santander – e solicitação do financiamento do equipamento/máquina. Os agentes financeiros são instituições financeiras autorizadas a repassar os recursos do BNDES;
-
Análise da solicitação e situação financeira para encaminhamento ao BNDES;
-
Avaliação da solicitação pelo BNDES;
-
Caso aprovado, o agente autoriza o fabricante ou distribuidor a entregar a máquina ou equipamento ao comprador/financiado;
-
Entrega da máquina ou equipamento ao comprador;
-
O BNDES faz o repasse ao agente financeiro do valor a ser financiado;
-
O agente financeiro transfere o valor ao fabricante ou distribuidor autorizado do equipamento.
O que pode ser financiado pelo FINAME?
O FINAME financia a aquisição de máquinas e equipamentos novos e de fabricação nacional para as empresas.
Por isso, entre os itens que podem ser financiados pelo FINAME estão:
-
Equipamentos e sistemas industriais;
-
Itens de informática.
-
Transporte e outros bens industrializados.
Quais são as condições do FINAME?
Além de todas as características de um financiamento, o FINAME possui, como diferenciais:
-
Prazo adequado ao seu fluxo de caixa;
-
Carência mínima obrigatória de 3 meses, podendo chegar até 24 meses – ou seja, mais tempo para começar a pagar;
-
Não tem custo de IOF (a maior redução no custo).
Qual banco oferece o FINAME?
Muitos bancos podem atuar como agentes financeiros, que são instituições financeiras autorizadas a repassar os recursos do BNDES, como é o caso do Santander.
No caso do FINAME, a oferta consiste em repasses do BNDES através do Santander, que é um agente financeiro autorizado a operar. Além disso, o Santander não cobra tarifa de contratação do FINAME – ou seja, mais economia para você.
Agora que você já sabe o que é FINAME e como adquirir esse crédito, aprenda a fazer a Gestão Responsável do seu negócio com o Programa Avançar em nosso curso 100% gratuito!
Saiba mais sobre o Programa Avançar
Com foco no desenvolvimento do empreendedor, trazemos uma série de conteúdos que auxiliam na gestão do seu negócio. São cursos online e podcasts atualizados com as novidades do mercado, dentre outras vantagens exclusivas:
- conteúdos sobre educação financeira e facilidades para a sua empresa, como o Open Banking, Pix e demais meios de pagamento;
- oportunidades de negócios e parcerias;
- atendimento personalizado para apoiá-lo a expandir seus negócios para o mercado internacional;
- te auxiliamos a encontrar o seu novo estagiário aqui.
>> Cadastre-se gratuitamente <<
¹ - Mediante aprovação de crédito;
² - Produtos previamente cadastrados na plataforma do BNDES.