Busca
Agronegócio Gestão de Negócios

Geração distribuída: O que é, como funciona e quais as vantagens

geração distribuída de energia

As formas alternativas de produzir eletricidade vêm ganhando bastante destaque no Brasil. Uma delas é a geração distribuída, opção econômica e sustentável que conta com diversas vantagens para os consumidores.  

Mesmo sendo utilizada legalmente no país desde 2012, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como a modalidade funciona. Pensando nisso, este artigo tem o objetivo de esclarecer tudo o que você precisa saber sobre o tema. Confira! 

O que é geração distribuída?  

Também conhecida como GD, a geração distribuída é uma alternativa inovadora para a produção e o consumo de fontes renováveis de energia elétrica.  

O modelo permite que turbinas eólicas, painéis solares, usinas hidráulicas, entre outras fontes limpas, sejam instaladas em menor escala. Portanto, os consumidores do modelo podem se tornar autossuficientes em energia e até alocar a quantidade excedente de energia para outras unidades consumidoras conectadas na mesma distribuidora.  

O formato é aprovado e regulamentado pela Resolução Normativa 482/2012, publicada pela ANEEL, que estabelece diretrizes para a instalação e conexão.  

A partir de 2022, a geração distribuída também passou a receber respaldo da Lei nº 14.300, como parte do interesse do Brasil em transformar sua matriz energética por meio da sustentabilidade e da diminuição dos impactos ambientais. 

O que antes dependia totalmente das distribuidoras de energia, agora pode ter os processos divididos. Dessa forma, há redução nos custos na produção e, consequentemente, também no valor do consumo. 

Como a energia solar gera energia elétrica?  

Por suas vantagens para o meio ambiente, eficiência e economia, a energia solar é a forma de geração de energia que mais cresce no país.  

Todo o processo é realizado pela transformação de raios solares em energia elétrica por meio das placas fotovoltaicas. Elas são construídas com células de silício ligadas em série para maximizar a quantidade de energia gerada. 

Quais as vantagens da geração distribuída para empresas?  

Os benefícios em optar pela geração distribuída se entendem desde a contribuição com a natureza até os impactos para o seu bolso. Saiba mais detalhes a seguir: 

  • Estimula a produção independente de energia elétrica em diversos setores; 

  • Diminui o preço da conta de luz, por conta de fontes econômicas e eficazes como a energia solar; 

  • Conta com mais estabilidade elétrica e minimiza falhas no abastecimento; 

  • Incentiva a sustentabilidade

Como funciona a geração distribuída?  

Na geração distribuída, a energia elétrica que abastece os sistemas de iluminação, aparelhos eletroeletrônicos e máquinas é gerada no local em que será utilizada, ou até mesmo em suas proximidades, desde que seja na mesma área de concessão da distribuidora onde a usina está conectada. 

Existem duas formas possíveis de instalação: 

  • On grid: A ligação é realizada por meio da rede elétrica pública. Nesse caso, o excedente de energia gerado na usina é injetado na rede da distribuidora local gerando créditos de energia, por sua vez, estes créditos são alocados em outras unidades consumidoras gerando desconto na conta de luz.  

  • Off grid: Opção caracterizada pela geração independente, gerando 100% da energia. Embora não seja necessário pagar para as distribuidoras, este é um sistema mais complexo que funciona com baterias, tornando-se mais caro.  

Visando apoiar e expandir o uso de energia elétrica por meio da geração distribuída, o Santander tem uma parceria com a uma das empresas mais conceituadas do ramo de energia renovável. Estamos falando da FIT Energia, que tem como objetivo garantir uma proposta mais acessível para casas e comércios, sem a necessidade de instalar painéis solares, investir valores ou gastar com obras.  

Por conta da sua atuação que utiliza o sistema on grid, os consumidores continuam tendo relação com a distribuidora local, que é responsável por levar energia. Para ter acesso ao serviço, basta se cadastrar no site da FIT para começar a utilizar os créditos das usinas de forma mais barata e sustentável, lembrando que em vez de realizar o pagamento para a distribuidora, o consumo é pago diretamente para a FIT, garantindo até 15% de economia diretamente na sua conta de luz. 

Quem pode ter acesso à geração distribuída?  

Já existem empresas que oferecem o diferencial de garantir que a geração distribuída seja disponibilizada para todos que queiram economizar na conta da luz. É o caso da FIT energia.  

Isso significa que qualquer pessoa física ou pessoa jurídica – pequenas empresas e comércios (sujeito à aprovação) – desde que sejam conectadas na baixa tensão, podem se tornar cliente FIT, independentemente de morar em uma casa, apartamento ou alugar um imóvel. A assinatura é 100% digital e sem custo. 

Passo a passo de como se cadastrar 

O processo é simples. Para finalizar seu cadastro, você precisará apenas de RG ou CNH para identificação, além de cópia da última conta de energia.  

1 – Acesse esta página

3 – Preencha as informações solicitadas (nome, número, e-mail e criação de senha); 

4 – Confirme seu cadastro em sua conta de e-mail, anexando PDF ou foto da sua fatura de energia atual e documento do titular. 

Após ter concluído as etapas acima, basta aguardar a análise da empresa e o contrato para assinatura. Todas as novidades sobre as etapas do cadastro serão comunicadas por e-mail e Whatsapp. 

Caso queira saber mais informações, acesse o site oficial da parceria

Saiba mais sobre o Programa Avançar

Com foco no desenvolvimento do empreendedor, trazemos uma série de conteúdos que auxiliam na gestão do seu negócio. Além de vídeos, podcasts e ebooks atualizados com as novidades do mercado, o Avançar oferece uma série de cursos com foco no empreendedor, entre eles: Curso de Educação Financeira, Curso de Crédito e Curso para MEI.  

Comece agora mesmo seu curso gratuitamente e ganhe um certificado digital. Cadastre-se!

Post ID: | Current Page ID: 5117

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.