Profissionais de RH e gestores que entendem a importância de critérios relevantes na seleção de candidatos estão à frente daqueles que só contratam com base em indicações ou por métodos pouco alinhados às últimas tendências.
A seleção das pessoas certas já é alvo de estudos em uma área específica de conhecimento: HR Analytics. Trata-se do uso da tecnologia, de dados estatísticos e informação em massa para definir qual é o candidato ideal para as vagas em aberto. É a evolução dos métodos e da tecnologia, já aplicável também no outrora conservador segmento de Recursos Humanos.
Pode parecer complexo, mas na verdade um processo seletivo já começa bem se forem seguidos os 5 passos que você conhecerá a partir de agora:
1. Capriche na descrição das atividades
O texto que sua empresa utiliza na descrição da vaga de trabalho anunciada já deve dizer de cara e sem rodeios o que se espera dos candidatos e dos propósitos da empresa. Considere que uma leitura atenta da descrição das atividades já diz muito sobre o quanto o profissional realmente está interessado na vaga e o quanto ele é capaz de reter e de interpretar informações.
Por outro lado, candidatos que fazem perguntas já respondidas na descrição das atividades indicam desatenção, o que já é um indicador de suas capacidades profissionais.
2. Divulgue a vaga nos locais certos
Foi-se o tempo em que vagas de emprego eram anunciadas indiscriminadamente em balcões de emprego e classificados. A tendência é fazer cada vez mais uso de sites voltados a nichos de mercado específicos.
Empresas de comunicação, publicidade e de marketing digital, por exemplo, têm no Trampos.co um site voltado exclusivamente para vagas nesses segmentos.
Publicando um anúncio em um veículo direcionado para o perfil, sua empresa estará poupando principalmente tempo, o recurso mais precioso do qual se pode dispor.
Outra ferramenta relevante a Trabalhando.com, parceira do Santander que detém a maior base de currículos de universitários do Brasil. Nesta plataforma clientes Santander podem divulgar, gratuitamente, oportunidades para milhares de candidatos interessados e reforçar sua equipe com jovens talentos.
3. Informe as etapas do processo seletivo
Até para tornar a vida dos candidatos mais fácil e dar a chance deles se planejarem, é igualmente importante que a empresa divulgue em detalhes as etapas da seleção. Em cargos altamente especializados, por exemplo, é possível que sejam necessários testes práticos que demandam tempo para a realização e algum treinamento antes de sua aplicação.
O importante é que tudo esteja descrito de maneira a não deixar dúvidas nos candidatos. Deverão ser informados locais, datas, tempo disponível e que materiais serão necessários para a execução dos testes e de eventuais tarefas.
4. Avalie o comportamento
Uma tendência que vem ganhando força em empresas de diversos ramos é a contratação com base mais nas características pessoais e de comportamento, do que nas competências técnicas. Trabalho em equipe, capacidade de se comunicar e resiliência para lidar com pressões são algumas das características que sua empresa pode e deve buscar nos candidatos.
Nesse aspecto, a participação de psicólogos se faz necessária, pois são os profissionais capacitados para identificar e mensurar traços de comportamento.
5. Valorize processos humanizados
Na perspectiva comportamental — juntamente aos critérios técnicos —, é importante aproximar o processo de contratação do ambiente de trabalho que o futuro contratado vai vivenciar. Não faz sentido criar um clima distinto se, ao ser contratado, o novo colaborador percebe um ambiente totalmente diferente daquele que presenciou no processo seletivo. Mantenha a coerência e tenha a certeza de que a sua empresa vai ganhar, além de um bom profissional, uma imagem positiva para quem não for aprovado.