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5 passos para um processo de contratação eficiente



Profissionais de RH e gestores que entendem a importância de critérios relevantes na seleção de candidatos estão à frente daqueles que só contratam com base em indicações ou por métodos pouco alinhados às últimas tendências.

A seleção das pessoas certas já é alvo de estudos em uma área específica de conhecimento: HR Analytics. Trata-se do uso da tecnologia, de dados estatísticos e informação em massa para definir qual é o candidato ideal para as vagas em aberto. É a evolução dos métodos e da tecnologia, já aplicável também no outrora conservador segmento de Recursos Humanos.

Pode parecer complexo, mas na verdade um processo seletivo já começa bem se forem seguidos os 5 passos que você conhecerá a partir de agora:

1. Capriche na descrição das atividades

O texto que sua empresa utiliza na descrição da vaga de trabalho anunciada já deve dizer de cara e sem rodeios o que se espera dos candidatos e dos propósitos da empresa. Considere que uma leitura atenta da descrição das atividades já diz muito sobre o quanto o profissional realmente está interessado na vaga e o quanto ele é capaz de reter e de interpretar informações.

Por outro lado, candidatos que fazem perguntas já respondidas na descrição das atividades indicam desatenção, o que já é um indicador de suas capacidades profissionais.

2. Divulgue a vaga nos locais certos

Foi-se o tempo em que vagas de emprego eram anunciadas indiscriminadamente em balcões de emprego e classificados. A tendência é fazer cada vez mais uso de sites voltados a nichos de mercado específicos.

Empresas de comunicação, publicidade e de marketing digital, por exemplo, têm no Trampos.co um site voltado exclusivamente para vagas nesses segmentos.

Publicando um anúncio em um veículo direcionado para o perfil, sua empresa estará poupando principalmente tempo, o recurso mais precioso do qual se pode dispor.

Outra ferramenta relevante a Trabalhando.com, parceira do Santander que detém a maior base de currículos de universitários do Brasil. Nesta plataforma clientes Santander podem divulgar, gratuitamente, oportunidades para milhares de candidatos interessados e reforçar sua equipe com jovens talentos. 

3. Informe as etapas do processo seletivo

Até para tornar a vida dos candidatos mais fácil e dar a chance deles se planejarem, é igualmente importante que a empresa divulgue em detalhes as etapas da seleção. Em cargos altamente especializados, por exemplo, é possível que sejam necessários testes práticos que demandam tempo para a realização e algum treinamento antes de sua aplicação. 

O importante é que tudo esteja descrito de maneira a não deixar dúvidas nos candidatos. Deverão ser informados locais, datas, tempo disponível e que materiais serão necessários para a execução dos testes e de eventuais tarefas.

4. Avalie o comportamento

Uma tendência que vem ganhando força em empresas de diversos ramos é a contratação com base mais nas características pessoais e de comportamento, do que nas competências técnicas. Trabalho em equipe, capacidade de se comunicar e resiliência para lidar com pressões são algumas das características que sua empresa pode e deve buscar nos candidatos. 

Nesse aspecto, a participação de psicólogos se faz necessária, pois são os profissionais capacitados para identificar e mensurar traços de comportamento.

5. Valorize processos humanizados

Na perspectiva comportamental — juntamente aos critérios técnicos —, é importante aproximar o processo de contratação do ambiente de trabalho que o futuro contratado vai vivenciar. Não faz sentido criar um clima distinto se, ao ser contratado, o novo colaborador percebe um ambiente totalmente diferente daquele que presenciou no processo seletivo. Mantenha a coerência e tenha a certeza de que a sua empresa vai ganhar, além de um bom profissional, uma imagem positiva para quem não for aprovado.

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