Busca
Agronegócio Gestão de Pessoas

Saiba identificar e combater casos de preconceito na sua equipe

Um ambiente de trabalho que promove a diversidade e a igualdade entre seus funcionários é fundamental para o sucesso de uma empresa e o desenvolvimento profissional de seus colaboradores. Já uma companhia na qual conflitos internos entre as equipes são comuns terá seus negócios afastados.

O problema mais grave que pode acontecer entre funcionários é a discriminação, o que caracteriza um ato de exclusão ou um tratamento injusto dado a alguém devido suas características pessoais, como gênero, raça, nacionalidade, classe social, religião ou deficiência.

De acordo com um levantamento realizado pelo Nube, empresa especializada em vagas para estagiários e aprendizes, de 7320 pessoas entrevistadas, 40,72% afirmaram que quem mais sofre preconceito em seu ambiente de trabalho são homossexuais, com piadas e comparações; 16,23% disseram ser pessoas mais velhas por conta do conflito de gerações; 15,92% apontaram os negros; 10,16% as mulheres; e 8,43% pessoas de outras regiões do país. Apenas 8,54% dos participantes acreditam não existir preconceito no ambiente profissional.

Quando essa discriminação acontece e é identificada, afeta diretamente a imagem da empresa, refletindo nas entregas e resultados. Uma organização não pode permitir que casos de preconceito contaminem as equipes, afinal, todo trabalhador tem direito constitucional de exercer suas atividades profissionais em um ambiente completamente livre de julgamentos.

Uma empresa deve se posicionar constantemente a respeito do tema para gerar um ambiente favorável ao diálogo com seus funcionários. Tem como dever criar uma cultura organizacional agregadora e deixar claro para cada funcionário as políticas da companhia e as consequências que o preconceito pode ocasionar na carreira de alguém que o exerce e na vida de quem sofre a discriminação.

Mas e o gestor? Como pode ajudar a combater preconceitos que podem estar acontecendo apenas em sua equipe?

ANALISE AS ATITUDES
Acompanhe como cada membro de sua equipe age com seu colega. O preconceito dentro do time pode se manifestar com pessoas não sendo convidadas para encontros rotineiros, descasos em reuniões de alinhamento, exclusão de conversas e conflitos na hora de trabalhar em conjunto. Investigue e, caso identifique algum problema, chame os envolvidos para conversas, a fim de entender se algo está acontecendo.

POSICIONE-SE
Se alguém da sua equipe afirmar que está sendo discriminado pelos demais membros não hesite em agir. Analise a situação com cautela e informe a área de Recursos Humanos para saber o que é indicado fazer naquele caso. Nunca permita que situações de preconceito sejam disseminadas em seu time, a indiferença pode trazer consequências administrativas e judiciais para a empresa.

FALE SOBRE O TEMA
Para evitar qualquer tipo de preconceito, a melhor iniciativa é sempre falar sobre o tema com seus liderados. Quando for tocar no assunto, procure mostrar que as relações de trabalho devem ser marcadas por respeito, que a diversidade e a igualdade são necessárias para que um time trabalhe bem em conjunto e como aceitar as individualidades do próximo podem melhorar as entregas da equipe.

PROMOVA A DIVERSIDADE
Agora é hora de se autoanalisar. Olhe para sua equipe. Você costuma contratar pessoas do mesmo gênero e raça sempre? Que tal começar a pensar nisso na hora de trazer novos membros? E os salários dos homens e das mulheres que exercem o mesmo cargo, é o mesmo? A partir do momento que conseguimos identificar preconceitos que criamos subjetivamente, desenvolvemos a habilidade de compreender que a diversidade nada mais significa do que ter conhecimentos e visões diferentes dentro do seu time e que isso pode trazer resultados ainda melhores para o grupo. Valorize as diferenças para que seus liderados também aprendam a valorizar.

 

 

Post ID: | Current Page ID: 6115

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.