Busca
Agronegócio Gestão de Pessoas

Hoje é o Dia do Chefe, mas você deve procurar ser um Líder



Em tese, os termos chefe e líder podem ser considerados sinônimos. Na prática, são conceitos com grande diferença entre si, quase opostos. Sua aplicação no cotidiano do trabalho traz efeitos também bastante característicos.

Conhecer os significados é o primeiro passo para introduzir melhorias na sua maneira de conduzir os negócios. Hoje, 16 de outubro, é o Dia do Chefe. Depois de ler as definições, você notará que o melhor mesmo é ser um Líder.

 

Como é ser um chefe

Um chefe está sempre focado no sucesso de seu empreendimento e não se preocupa muito com outros aspectos. Assim, sua visão é prática e objetiva em excesso, deixando de considerar uma série de elementos relevantes na empresa que conduz.

Ao lidar com seus funcionários, o chefe tende a ser impessoal. Não usa nomes nem indica que leva em consideração a vida pessoal e particularidades de cada um dos seus colaboradores.

Esse tipo de administrador tende a tratar a empresa como uma extensão de si mesmo. Dessa forma, exclui os funcionários da situação e sempre considera apenas o “eu” nas questões.

Para o chefe, os fins sempre justificam os meios. Assim, usam seus colaboradores mais como ferramentas do que como pessoas. Sua maneira favorita de manter o controle dentro de seu empreendimento é inspirar o medo nos funcionários, agindo de maneira a limitá-los e censurá-los com frequência.

Os chefes são adeptos do microgerenciamento, estudando o desempenho de todos na empresa com minúcia e sempre prontos para apontar os erros, sem confiar no trabalho dos colegas. Quando alguma ação traz bons frutos, são os primeiros a tomar o crédito, mesmo que não tenham desempenhado nenhuma função no fato.

 

Como é ser um líder

Um líder busca sempre inspirar e motivar seus colaboradores. Assim, terá empatia e proximidade com os funcionários, chamando-os pelo nome e sabendo das suas vidas. Ele sabe que o sucesso da empresa depende de um bom desempenho por parte de cada integrante, assim sempre usa o pronome “nós”.

Ao invés de usar as pessoas para atingir fins em seu empreendimento, o líder desenvolve o seu setor pessoal, trabalhando para melhorar onde há falhas e valorizar os acertos.

Um líder não precisa que os seus funcionários sintam medo, preferindo ganhar o respeito e o companheirismo deles. Não toma o crédito e sim dá o crédito para ações positivas, sempre identificando e prestigiando os responsáveis.

No lugar de microgerenciamento, o líder vai delegar e confiar nos seus colegas. Sua busca é por melhorias a longo prazo, não resultados imediatos e numéricos.

 

*

E você, tem sido um líder na sua empresa? Caso sim, parabéns pelo Dia do Chefe!

Post ID: | Current Page ID: 5925

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.