Vontade de empreender, uma ideia de negócio, um nome para sua marca. Tudo pronto para começar? Ainda não. Você precisa escolher uma logomarca para seu pequeno negócio. É isso mesmo, depois de escolher o nome de seu negócio, é preciso definir a maneira como ele será apresentado visualmente para seus clientes.
Entender tudo o que está envolvido no momento de pensar em uma logomarca para seu negócio ajuda na conversa com o profissional que irá desenvolvê-la. Esse é um ponto importante: o ideal é contar com ajuda de um profissional para fazer isso. Fazer por conta própria pode dar um ar amador no resultado. Em buscas pela internet e redes sociais, você pode encontrar profissionais especializados em pequenas empresas que desenvolvem logomarcas a preços acessíveis.
Claro que a definição da identidade visual não deve inviabilizar seu negócio. Caso realmente não consiga investir para a produção por um profissional, aproveite as dicas, use a versão gratuita de programas de criação e vá para um caminho simples, que depois poderá ser melhorado por um especialista depois que o negócio se estabilizar. Não há nenhum problema nisso.
Ah! Vale saber a diferença entre logomarca e logotipo, que não são a mesma coisa. Logomarca é o nome escrito da sua marca, logotipo é o desenho, símbolo ou ícone que representa a marca graficamente. Uma marca não precisa ter os dois elementos. A Coca-Cola é um grande exemplo disso, por só possuir a logomarca.
Vamos às dicas! Elas valem para a construção de logomarcas e logotipos.
Gosto pessoal
Essa primeira dica deve nortear todo o processo de construção da sua identidade visual. A dica é ter cuidado com o quanto do seu gosto pessoal irá impactar na escolha. Por mais que você ame e se identifique com seu empreendimento, seus gostos não são a sua marca (isso pode, claro acontecer, em marcas de pessoas famosas ou em alguns negócios específicos, mas é mais raro). Às vezes, você nem faz parte do público consumidor do seu negócio. Por isso, as decisões devem ser pensadas sempre com o olhar para o seu potencial cliente e para a personalidade que criou para seu negócio.
Escolha da fonte
A fonte é o tipo de letra que vai apresentar o nome da sua empresa. E, claro, assim como o nome escolhido para seu pequeno negócio, a fonte deve combinar com seu produto e público-alvo. São várias as possibilidades de fontes, há algumas com diferenças sutis e outras mais evidentes. Quer fazer um teste? Abra um documento em um editor de texto com recursos de formatação, como o Word, escreva o nome da sua empresa e vá trocando de fonte. Será fácil perceber as inúmeras variações possíveis.
Um ponto que ajuda na decisão é entender que, em linhas gerais, as fontes são agrupadas em dois estilos: com serifa e sem serifa. As letras com serifa são aquelas que possuem traços e prolongamentos nas extremidades. Elas geralmente passam ideia de formalidade e tradição. Já as sem serifa – ou seja, as que não possuem esse prolongamento nas extremidades de suas letras – resultam em um visual mais contemporâneo, simples e informal.
Cores
Não se engane: a escolha da cor não é uma simples questão de gosto. As cores transmitem sensações e estão relacionadas a sentimentos, e isso deve ser considerado no momento de definir quais devem fazer parte de sua identidade visual. Nessa hora, contar com um profissional que entende do assunto faz diferença, mas você pode buscar pela internet conteúdos que explicam sobre o significado das cores, o que ajudará na sua decisão.
Além disso, é importante não misturar muitas cores. A recomendação é de utilizar no máximo três, preferencialmente menos, e ter bastante atenção se a combinação resulta em algo agradável de ser visto.
Elementos gráficos
Você pode incluir elementos gráficos associados à grafia do nome do seu negócio. Um petshop, por exemplo, por incluir um desenho estilizado de gato e cachorro. Aqui, a dica é não exagerar. Muitos elementos podem tornar a logomarca “poluída” e difícil de ser entendida.
Versão em preto e branco
Essa é um cuidado muito importante. Teste como sua logomarca e logotipo ficam quando aplicados em preto e branco. Lembre-se que nem sempre será possível apresentá-las na versão colorida, afinal, materiais impressos a cores são mais caros e podem representar um impacto importante no seu custo.
Plágio
Com tantos logotipos e logomarcas já criados, é difícil uma ideia ser totalmente original. Isso não significa, porém, que as cópias estão liberadas. Tentar, de propósito, se aproximar de um concorrente com maior visibilidade, não é uma boa estratégia. Seus potenciais clientes podem identificar seu negócio como uma versão “pirata” do original, como acontecem nos produtos falsificados. Claro que é um ótimo exercício pesquisar logos de outras empresas que atuam no mesmo ramo que o seu; isso ajuda a ter uma ideia de como o mercado se apresenta e contribui para uma escolha mais acertada dos rumos da sua identidade visual, mas deve ser sempre pensado como fontes de inspiração.
Aplicações
É preciso avaliar como a logomarca e o logotipo funcionam nas diversas aplicações possíveis. Ficam bom no tipo de embalagem que você pretende usar? São possíveis de serem aplicadas em algum brinde? Como ficam em um site e nas redes sociais?
Com essas dicas, você conseguirá direcionar melhor a criação de sua identidade visual e começar a deixar sua marca no mercado. Mas, atenção: por mais que o resultado tenha sido excelente, logomarcas e logotipos não são eternos. Siga a experiência das grandes marcas e considere promover atualizações para que os elementos visuais não envelheçam ao longo do tempo. Isso é particularmente importante quando você deseja conquistar um novo público e passa a ser essencial quando resolve direcionar seu empreendimento para um novo caminho.