A situação já é quase clássica: um funcionário ou grupo de colaboradores começa a apresentar problemas com horário. Um atraso de um dia, de dois, de uma semana. A questão aumenta e passa a sair do controle. Os danos e prejuízos relacionados são muitos, prejudicando a produtividade e até mesmo a harmonia no ambiente de trabalho.
Nenhum empresário gostaria de se deparar com este cenário em seu negócio.
No entanto, se você está lidando exatamente com tal situação, saiba que existem boas formas de reduzir os atrasos da equipe e dos funcionários. Vamos conhecer algumas delas.
Identificação correta do problema
É importante destacar: nem todo atraso requer um alerta vermelho ou representa um problema considerável. Seus funcionários podem não aparecer na hora correta por uma série de razões bastante justificadas, entre elas a ida a consultas médicas, questões familiares e ocorrências inesperadas.
Existe uma grande diferença entre um atraso e uma série deles, ou mesmo um quadro de absenteísmo (quando o colaborador passa a não ir mais para o trabalho).
Assim, o primeiro passo para a resolução está em identificar a questão de maneira justa e precisa.
Abra o jogo
O comportamento de um funcionário que sempre se atrasa pode desapontar e até causar um desconforto. Contudo, é essencial não perder a calma nesse momento. Procure agendar um horário, respeitando a privacidade da pessoa e levando em conta todos os aspectos do problema.
Uma vez que estejam conversando a respeito, verbalize abertamente as suas preocupações e decepções. Ouça o funcionário, caso ele tenha uma explicação para o comportamento.
Procure relevar no caso de justificativas cabíveis e use a empatia para propor melhorias. Flexibilizar os horários é uma opção viável? O trabalhador precisa de ajuda com alguma ocorrência pessoal?
Consequências (boas e ruins)
O funcionário que se atrasa com frequência precisa ter contato com as consequências negativas de seus atos. Seja franco com ele – sempre de maneira gentil e evitando, sob qualquer condição, a agressividade – sobre os problemas que o comportamento traz para a empresa e suas operações.
A partir daí, desenvolva maneiras de fazê-lo compensar esse período (seja com pagamento de horas, metas ou advertências).
Por outro lado, implemente maneiras de estimular a continuidade do progresso quando ele apresentar melhoras. Destaque que está feliz pelos avanços, cumprimentando-o pelo esforço de desenvolver a questão.
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No caso da situação com faltas ou absenteísmo estar fora de controle, talvez seja necessário analisar providências mais sérias, como a suspensão ou, até mesmo, considerar um possível desligamento do empregado.