Um código de conduta é uma declaração formal dos valores que compõem a ética de uma empresa. Trata-se de um elemento indispensável para transformar a cultura organizacional, elevando-a continuamente.
Listamos abaixo os principais aspectos que você deve levar em conta na elaboração do documento. Confira!
O que um bom código de conduta deve ter?
Alcance
O código de conduta deve abranger toda a organização: os fundamentos corporativos, a relação com stakeholders, a operação, seu impacto sobre a sociedade e o meio ambiente, a responsabilidade social, a saúde e a segurança do trabalhador.
Não se esqueça de levar em conta a localização geográfica e a cultura do lugar onde o seu negócio está.
Participação
Toda a equipe deve participar do processo. Se apenas algumas pessoas se envolverem na montagem do código de conduta, é provável que ocorra alguma falha, uma vez que um pequeno grupo não pode falar pela empresa inteira.
Envolva pelo menos um colaborador de cada área e solicite sua opinião, a fim de assegurar o comprometimento de todos. É essencial pedir feedback mesmo após a implementação. Isso ajuda a corrigir qualquer falha que, de outra forma, poderia passar despercebida.
Engajamento
A liderança precisa ouvir o colaborador e incluir sua ideia nas normas de conduta, se for coerente. Afinal, só há vantagem em incentivar o funcionário a se engajar com as boas práticas corporativas.
Uma excelente maneira de aumentar o engajamento é oferecer um treinamento sobre a importância da ética no ambiente de trabalho.
Dicas para montar um bom código de conduta
Embora o conteúdo do documento possa variar de acordo com a prioridade da empresa, as seguintes dicas podem ser úteis:
-
revise o código de conduta de algum negócio similar. Leia-o com atenção em busca de algo que se aplique à sua realidade;
-
releia qualquer outro documento relevante da sua empresa, como a declaração de missão ou as informações passadas ao funcionário recém-contratado. Elas costumam incluir o uso da internet, telefone, reciclagem e economia de energia, por exemplo. Isso tudo serve de guia para o código;
-
reflita sobre qualquer dilema ético que a sua organização enfrenta. Lembre-se de que esse tipo de problema depende bastante do seu segmento de atuação;
-
aborde toda questão própria ao local de trabalho, como o relacionamento entre colegas de trabalho, nepotismo ou outro conflito de interesse que julgar relevante;
-
atribua a um funcionário a responsabilidade pela compilação dos itens do código de conduta. Qualquer recurso necessário para a execução da tarefa deve ser garantido. Esse profissional precisa ser capacitado para isso e conseguir se comunicar abertamente com a equipe.
O último passo é solicitar auxílio jurídico. Consulte um advogado de confiança antes que o código de conduta entre em vigor. Assim, você pode realizar qualquer alteração necessária no documento.