Com as novas tecnologias e o avanço da internet como ferramenta de trabalho, houve uma verdadeira revolução digital no RH. O fenômeno tem sido responsável por colocar fim à burocratização nas funções do setor e provocar mudanças estratégicas para o mercado.
Neste artigo, vamos abordar quatro delas e mostrar como cada uma influenciar afeta no crescimento da sua organização. Confira!
1. Uso de redes sociais profissionais
Há um tempo, o foco das redes sociais profissionais era o networking e a comunicação entre marcas e pessoas ativas no mercado. Mas elas passaram a ser vistas como ferramentas pelo RH, a fim de substituir a mídia tradicional no processo de recrutamento e seleção.
Com isso, plataformas que têm uma grande base de usuários, como o LinkedIn e o Behance, se converteram em soluções dinâmicas e de baixo custo. Por meio delas, é possível:
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anunciar uma vaga e atualizá-la;
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captar currículos para um processo externo ou banco de dados;
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averiguar informações de um candidato (como portfólio, formação acadêmica e experiência profissional).
2. Recrutamento online
O recrutamento de novos colaboradores também foi influenciado pela revolução digital no RH. Ele passou a ser parcial ou totalmente virtual.
Isso acontece graças a softwares capazes de realizar etapas como questionário de triagem, dinâmica de grupo, teste de competência e análise comportamental. E isso logo após a submissão do currículo pelo candidato.
Por fim, quem passa por essa avaliação participa de uma entrevista online pré-agendada para conversar sobre salário e benefícios, além de verificar a afinidade com o cargo disponível. Aplicativos como Skype, FaceTime, WeChat e Hangouts podem ser úteis nesse momento.
Assim, é possível otimizar o tempo do setor e diminuir o custo da empresa com a etapa presencial do processo seletivo.
3. Automação de tarefas
Outra mudança é a automação de tarefas. Um sistema de gestão facilita a realização de atividades manuais a fim de tornar mais eficiente o processo interno da área. Por meio desse recurso, é possível:
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controlar o ponto de trabalhadores internos e externos;
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inserir e atualizar o registro de funcionários;
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elaborar treinamentos;
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monitorar o índice de contração e turnover;
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supervisionar o uso de equipamento de proteção individual;
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administrar a folha de pagamento;
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gerenciar fornecedores de benefício (como vale-alimentação, vale-transporte e plano de saúde).
4. Centralização de informações
Fora o que já foi dito, também é possível centralizar informações em um único ambiente virtual devido à adoção da intranet.
Dessa forma, há uma democratização do acesso à política institucional, a eventuais avisos e aos dados corporativos. A empresa otimiza sua comunicação interna, alcança o alinhamento de setores e gera integração entre supervisores e subordinados.
Como você pôde perceber, a revolução digital no RH assumiu um papel essencial para tornar a área mais eficiente, rápida e estratégica — além de bem menos dispendiosa para a companhia.
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